olá,resido no paraguai desde que naci,.sou filho de brasileiro com paraguaia tambem residem no paraguai,más vou para o brasil procurar trabalho e viver la.vou fazer o registro no consulado brasileiro tenho 21 anos e preciso saber quais documentos levar,sou registrado no paraguai. depois que retirar o registro consular onde devo me dirigir? qual sera o custo? desde já agradeço

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 23 de novembro de 2015, 13h46min

    Boa tarde Eloiza,

    O primeiro passo e levar a certidão de nascimento Paraguaia para ser legalizada no consulado brasileiro no Paraguai, de preferência no consulado mais próximo da sua residencia. Onde eles farão o seu registro, e emitirão para você uma certidão de nascimento consular. De posse desta certidão de nascimento consular, quando chegar ao Brasil, deverá fazer a transcrição em cartório de registro civil. Como você nasceu fora do Brasil, deverá também fazer o processo de Opção de nacionalidade, para tanto, deverá procurar a Defensoria Pública da cidade onde irá residir no Brasil, para ter a cidadania plena aqui no Brasil.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

    ?

    Desconhecido Quarta, 02 de dezembro de 2015, 13h04min

    muito obrigado honorio
    tenho outra duvida.
    como posso comprovar residencia no brasil se não tenho domicilio lá?
    vou morar na casa de um parente em santa catarina,mais farei os documentos no paraná na fronteira.
    ou posso fazer la em santa catarina com o registro ja transcrito no cartorio de registro civil no paraná?
    e posso fazer meu rg sem mudar a nacionalidade?