Preciso deixar de pagar o FIES! Estou desempregada!
Terminei minha faculdade e estava pagamento o FIES, quando fui demitida do meu emprego neste ano e estou com muita dificuldade de pagá-lo. Já tentei negociar na Caixa mas não existe acordo. Preciso diminuir o valor, pois vi notícias sobre Revisão do Valor ou alguma possibilidade de negociação como havia antigamente. [...]
Olá pessoal.... Vamos lá... Também já enviei ao jornal nacional... Ah também enviei p/ varios amigos, parentes, vizinhos, cachorro, papagaio.. Copiei o modelo de texto da daniele e elaborei uma especie de corrente..Através da net...Enviei p/ muitas pessoas aqui do rio de janeiro... Hj vou falar com o pessoal da faculdade.... Abraços....
Boa tarde a todos!
Gostaria de saber se tem alguma forma de conseguir parar de pagar o Fies, não sei o perdão da divida por problemas financeiros, eu mim formei em 2006 e estou pagando, esta muito dificil continuar pagando, pois ganho pouco... ainda não conseguir um emprego na área em que mi formei.
Pessoal. Boa tarde. Enviei mensagem para dois órgãos de imprensa aqui do RS, um para o Jornal Zero Hora e outro para a Rádio Gaúcha, no sentido de aumentar a divulgação do movimento para que mais estudantes tomem ciência do que está ocorrendo. Indiquei a imprensa este forum para que tenham um conhecimento maior da situação. Sugiro a todos que façam o mesmo em seus Estados. Abraços a todos. Não podemos nos entregar ........ Alex Ness
Boa tarde Turma!
Acredito sim que precisamos continuar numa busca incessante pelo perdão dessa dívida.Já pensou R$ 87.000,00????ABSURDO.
às pessoas de Salvador, por gentileza me enviem um e0mail pois estou tentando organizar um grupo aqui na BA para termos maior contato e irmos junto entrar numa ação na Defensoria Publica do estado conforme orientação jurídica que tive. Por favor, me escrevam com seus e-mail a Maisa Leite a Ana Claudia e quem mais for de SALVADOR.
Elaine Souza/Salvador-BA [email protected]/[email protected]
Galera da Bahia,
Precisamos nos unir URGENTEMENTE! Estou na busca de pessoas daqui de SALVADOR E FEIRA DE SANTANA, pois através do forum fiquei sabendo de um manifesto que aconteceu aqui no CAB porpem acredito que a maioria das pessoas daqui não tiveram conhecimento.Proponho TODOS nós BAIANOS e interessados nessa causa nos unirmos, criando um grupo de e-mail inclusive, para facilitar os nossos contatos e viabilizarmos ações conjuntas.Já tenho 10 pessoas interessadas em participar um deles é o ROBSON aqui de SSA que conheci através do FORUM mais gostaria de que as pessoas abaixo me enviassem os seus endereços de contato.
NELSON PEREIRA-FEIRA DE SANTANA ALÊ PRADO- SALVADOR ANA CLAUDIA - SALVADOR MAISA LEITE-SALVADOR ISABELE CRISTINA-FEIRA DE SANTANA KELLIENE-FEIRA DE SANTANA OBS: Já enviei a sugestão para o JN no ménimo umas 05 vezes.Vamos continuar insistindo.
Galera da Bahia,
NELSON PEREIRA-FEIRA DE SANTANA ALÊ PRADO- SALVADOR ANA CLAUDIA - SALVADOR MAISA LEITE-SALVADOR ISABELE CRISTINA-FEIRA DE SANTANA KELLIENE-FEIRA DE SANTA
Me enviem os endereços de e-mail de vocês.Estamos pretendendo ir a DEFENSORIA PUBLICA DA BAHIA e Irmos ao CAB para acionar ou tentarmos contatos com JAQUES WAGNER, ACM NEto, João Durval, Paulo Magalhães e quem mais estiver disposto a nos ouvir.Precisamos de apoio político para aprovar a MP do Dep. Cristóvam Buarque
Elaine Souza [email protected]/[email protected] 71 8866-7010/3131-8623
OBS: Já enviei a sugestão para o JN no ménimo umas 05 vezes.Vamos continuar insistindo.
Olá a todos, Sou do Rio de Janeiro e mais um prejudicado pelo FIES e que teve a sua dívida dobrada pelos juros cobrados pela CEF. Estou começando uma ação contra o FIES e vou avisá-los dos acontecimentos para que sirva de exemplo e que eu também receba algum auxílio dos que fizeram o mesmo. Se é uma mobilização nacional por que não incluir a UNE e UBES, não sei se estou falando besteira, que com a participação deles poderia dar mais um peso nessa questão.
obs.: Já enviei a sugestão à rede globo.
email: [email protected]
Boa Tarde Turma,
Daniela, Com relação a sugestçao do Mauricio Serra/RJ de incluirmos a UNE e UBES não seria uma boa??? tbm não sei se falo besteira, mas penso que precisamos organizar um GRANDE movimento com data marcada, e proposta.Se não der pra ser todos em Brasilia que seja cada grupo no seu estado.Estou organizando um grupo aqui na BA e já estamos conseguindo reunir uma grupo considerável de pessoas para pedirmos apoio aos políticos e poder judiciário daqui.Penso que cada estado deveria fazer um grupo para que nossas ações aconteçam de forma regional e nacional.
sds Elaine Souza
Pessoal, não sei se já divulgaram aqui, mas não custa divulgar novamente:
Comissão de Renegociação Contratual do FIES
link: http://groups.google.com.br/group/crcfies?hl=pt-BR
Esse é o endereço de um grupo de emails do FIES, quem ainda não se cadastrou seria bom cadastrar para que todos mantenham contato com todos.
Divulguem esse grupo!
Além desse grupo, ainda tem várias comunidades no orkut.
Seria bom se a turma toda se unisse mais, em um unico grupo, fórum, comunidade, para que todos tenham o mesmo nível de conhecimento sobre o assunto.
Até mais!
PS: mandei de novo pro JN!
AÇÃO CÍVIL PÚBLICA MPF/GO x CEF ENCONTRADA NO LINK ABAIXO.
http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/geral/mpf-go-aponta-irregularidades-nos-contratos-do-fies/
MPF/GO aponta irregularidades nos contratos do Fies 6/2/2009 17h11 Caixa estaria adotando prática ilegal em financiamento estudantil, impossibilitando estudantes de quitar seus débitos O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) protocolou nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, ação civil pública com pedido de tutela antecipada contra a Caixa Econômica Federal por cobranças irregulares em contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
De acordo com investigações do MPF, o banco estaria adotando a prática ilegal de capitalização de juros ou juros compostos na cobrança dos financiamentos estudantis, decorrente do uso da Tabela Price ou “sistema francês de amortização”. O ordenamento jurídico brasileiro coíbe tal conduta, considerada abusiva ao consumidor. Além disso, os estudantes com parcelas atrasadas são multados em 10%, mesmo a lei limitando em 2% os acréscimos decorrentes de atraso.
Diante dessa situação, o beneficiário só percebe que caiu em uma “armadilha” quando, depois de formado, vê seu débito aumentar consideravelmente. “A dívida cresce em progressão geométrica, fazendo com que os valores tornem-se irreconhecíveis pelos estudantes”, explica a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação.
A quitação do empréstimo do Fies é feita em três períodos. No primeiro, durante os estudos, a cobrança se limita a um valor trimestral que não ultrapassa 50 reais. Na segunda etapa, depois de formado, o mutuário pagará, durante os doze meses subseqüentes, valores mensais equivalentes à parcela da mensalidade que não era financiada.
Só na terceira fase do pagamento é que o estudante enxerga o débito que contraiu. Ele terá de quitar uma dívida que não pára de crescer, pois a Caixa começa a cobrar juros compostos, em que os acréscimos são sempre incorporados ao saldo devedor.
Por essa prática abusiva, o MPF pede que seja concedida liminar declarando nula as cláusulas contratuais que estabeleçam a utilização de juros compostos e da Tabela Price nos contratos do Fies. Além de rever os contratos, caso seja acatado o pedido do Ministério Público Federal, o banco terá de restituir em dobro todos os valores pagos a mais pelos beneficiários do Fies.
Processo nº 2009.35.00.002336-3 – 1º Vara/JF
Assessoria de Comunicação Social Procuradoria da República em Goiás Tel.: (62) 3243-5454 E-mail: [email protected]
Pessoal!!!
Estou aderindo ao movimento contra o Fies, para que possamos conseguir liquidar ou então ao menos podermos renegociar nossas dívidas.
Amanhã vou participar de uma manifestação em prol dos aposentados e pensionistas na cidade de São Leopoldo/RS. Também estará neste ato, o senador Paulo Paim. Vou tentar falar pessoalmente com o senador ou pelo menos entregá-lo um dossiê a respeito do financiamento estudantil e solicitar o seu apoio nesta "batalha". Vou tentar apoio político de outras lideranças aqui de meu Estado. Unindo nossas forças, chegaremos a um denominador comum.
Att. Sandro Lopes
sando, que ótimo!
Aproveita e pede apoio do líder do movimento de aposentados aí pois no futuro nem sabemos se teremos condições de nos aposentar já que o FIEs já rouba 60% do nosso orçamento, e entrega em mãos todos os documentos que vc puder a este Senador e fala da MP do Critovam Buarque para ele votar a favor e apoiá-lo.
Aqui na Bahia pretendemos fazer o mesmo com os nossos governantes. vamos todos nos unir!!!
Elaine
Boa Noite a Todos,
Peço por gentileza que as pessoas abaixo e outras que forem da BAHIA e que fazem parte desse FORUM ou que tem interesse na causa contra o FIES que me escrevam por favor.
E-mail:[email protected]
Quero comunicar a todos que dia 21/03 às 09:30 no CAMPO GRANDE haverá o 1º encontro dos lesados pelo FIES aqui em SALVADOR e quem mais se sentir nessa situação, favor comparecer neste horário e local em frente aos MONUMENTOS, levando em mãos tudo que tiver à respeito desse assunto.Estamos na busca da formação de um grupo aqui da BAHIA para organizarmos ações e manifestos junto ao poder político do estado. Já temos pessos atuando e que já confirmaram a sua presença, o que só reforça a nossa luta.São elas:Ana Claudia, Elane, Vitor, Robson, Helio, André Reis, Elisangela Soares, Serio Jr;Edson Bastos, Elaine Souza.
Precisamos do APOIO geral para formarmos uma comissão forte aqui na BA. Conto com o apoio de todos!Vamos nos UNIR
Maisa Leite/Salvador NELSON PEREIRA-FEIRA DE SANTANA ALÊ PRADO- SALVADOR MAISA LEITE-SALVADOR ISABELE CRISTINA-FEIRA DE SANTANA KELLIENE-FEIRA DE SANTANA
Enviei sugestão de reportágem para o JN.
Daniela Pellegrini, moro no Cruzeiro e se precisar estou à disposição.