Preciso deixar de pagar o FIES! Estou desempregada!
Terminei minha faculdade e estava pagamento o FIES, quando fui demitida do meu emprego neste ano e estou com muita dificuldade de pagá-lo. Já tentei negociar na Caixa mas não existe acordo. Preciso diminuir o valor, pois vi notícias sobre Revisão do Valor ou alguma possibilidade de negociação como havia antigamente. [...]
Olá, estou cursando Direito na Universidade Católica de Goiás, pretendo me recorrer ao FIES.
O que vocês acham, o que me recomendam? Trancar a faculdade, arrumar um trabalho e depois voltar a estudar ou financiar e não parar mais.
Lembrando que, se eu não conseguir financiar, eu vou ter que trancar. =/
Estou muito indeciso. Todos falam para eu não assinar o contrato, mas se eu não assinar, vou ter que trancar e eu não quero trancar a faculdade
Desde já, o meu muito obrigado a todos e um forte abraço!
Caro Eduardo,
Como pode notar este forum tem 454 comentarios. Todos eles com exceção das respostas de Advogados estão tripudiando o verdadeiro fiasco que o Fies representa. Com base nos comentarios vc ainda tem duvidas se assina ou não ? Realmente meu caro ,a não ser que queira ter dores de cabeça futuras, nem passe de frente a CEF que vai ser melhor. Se decidir assinar coloque esta página em seus favoritos pois daqui um tempo voçê que estará contando suas infeliz experiencia ! Tenha certeza disto !
Boa Sorte ! Fabiane.
Como alguns já sabem, sou advogado de Porto Alegre - RS e criei uma nova tese para um amigo, que estava com dificuldades com o Fies. É possível obter a suspensão da cobrança baseados no fato de que o financiamento não está atendendo ao seu fim social Talvez muitos nem conseguiram concluir o curso superior. Estes podem pedir a ampliação do contrato de financiamento para que seja possibilitada a conclusão do curso. A liminar obtida em ação visando a suspensão da cobrança foi publicada pelo site Espaço Vital no dia 19/12, podendo ser comprovado em consulta ao site (http://www.espacovital.com.br/), no link arquivo de notícias, selecionando a data (abaixo segue a íntegra da publicação). Não se trata de ação revisional de juros, que também pode vir a ser ingressada (caso seja a mais apropriada ao caso). Podem entrar em contato através dos telefones (51) 9121-6705 / (51) 30280468 ou pelo e-mail [email protected] Atenciosamente, Carlos Mazzaferro OAB/RS 54.615
Publicação:
Espaço Vital
Editado em Porto Alegre, 19/12/2008 - Telefone: (51) 32 32 32 32
Diversos - 19.12.2008
Estudante obtém suspensão da cobranças do FIES com base na imprestabilidade do contrato ao seu fim social Liminar concedida em ação com fundamento na "imprestabilidade do contrato de financiamento estudantil - FIES ao fim social que se destina", determinou a suspensão das cobranças referentes ao financiamento. A decisão favorece o estudante universitário Erik Ricardo Teixeira Nunes.
Ele ingressou com ação judicial requerendo a liminar pelo fato de o contrato firmado impor limites de prazo e valor. Como Erik não tinha condições de cursar todas as cadeiras - porque o FIES arca somente com, no máximo, 70% do valor da mensalidade - esgotou-se o prazo do financiamento sem ter alcançado o valor máximo, fazendo com que o aluno tivesse que trancar o curso.
Durante o trancamento, a Caixa Econômica Federal iniciou as cobranças relativas ao financiamento, o que gerou inclusive incômodo familiar, pois o fiador do contrato é pessoa da família de Erik.
Outros dos fundamentos da ação é que o programa foi criado para "alavancar o progresso por meio da educação, auxiliando na redução das desigualdades sociais". A petição também argumenta que "além de o FIES não satisfazer o seu fim, faz o inverso: cria devedores precoces, que não conseguem concluir a faculdade e têm seus nomes e de seus fiadores inscritos em órgãos protetores de crédito".
Em primeiro grau, a juíza Maria Helena Marques de Castro, da 1ª Vara Federal de Porto Alegre indeferiu o pedido de antecipação de tutela para suspensão da cobrança. Contra a decisão foi interposto agravo de instrumento, no qual foi deferida a liminar pleiteada. No julgamento do mérito, a liminar foi confirmada e o mérito do recurso, provido. O relator foi o juiz convocado Márcio Antônio Rocha.
Na ação que segue tramitando na JF de Porto Alegre, Erik também requer a prorrogação do contrato, a fim de que possa concluir o curso superior de Desenho Industrial/Programação Visual, na Ulbra.
Em nome do estudante atuam os advogados Darcy Consalter e Carlos Augusto Palma Mazzaferro. (Proc. nº 2008.04.00.012192-6 - TRF-4)
Vamos no unir, temos que fazer alguma coisa contra esse abuso do governo na cobrança do Fies, é direito de todo cidadão estudar, queremos pagar, mas não ser explorados!!!!!!!!! Estou me desgastando numa etapa da minha vida em que deveria estar tranquila para procurar um emprego, não sei mais o que fazer!
Prezados Colegas Estudantes.
A questão do FIES gera e ainda gerará grandes transtornos a todos os que ENGANADAMENTE se utilizaram desta modalidade de financiamento.
Verificando a Atuação de outros Bancos seria muito melhor que os estudantes obtivessem um empréstimo com Bancos privados que facilitam ainda mais a questão da renegociação dos créditos do que utilizando fundos do TESOURO NACIONAL.
Acontece que a CEF é somente GESTORA DO FUNDO, já que os recursos são provenientes do GOVERNO FEDERAL. Desta forma a CEF não tem e não terá qualquer forma de negociação com as prestações em aberto a não ser em virtude de Lei.
Acontece que a Lei que regula o FIES Lei n.º 1060/2001 não previa nenhuma forma tangível que se VIABILIZASSE A RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA. Desta forma, fora editada a Lei 11.552/2007 que passou a autorizar a CEF a alongar o prazo de financiamento e alterar as formas de RENEGOCIAÇÃO.
O que acontece é que A CAIXA mesmo com a edição da REFERIDA LEI criou EXCEPCIONALIDADES para que SOMENTE MUITO POUCOS ESTUDANTES SE BENEFICIASSEM DA REFERIDA LEI.
Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001 ART. 5 – VII - § 7o O agente financeiro fica autorizado a pactuar condições especiais de amortização ou alongamento excepcional de prazos, nos termos da normatização do agente operador, respeitado o equilíbrio econômico-financeiro do Fies, de forma que o valor inicialmente contratado retorne integralmente ao Fundo, acrescido dos encargos contratuais. (Incluído dada pela Lei nº 11.552, de 2007).
Sendo assim, uma pessoa que hoje atrasa o CONTRATO do FIES (no caso de estar depois de formado) PODE ESPERAR DUAS COISAS:
A) A CAIXA NÃO IRA RENEGOCIAR (apesar da ordenação legal acima descrita) e IRÁ REQUISITAR QUE SEJAM PAGAS TODAS AS PRESTAÇÕES EM ABERTO E ira requisitar o pagamento de HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS 20% DO VALOR DO CONTRATO;
B) INGRESSO COM AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO-EXTRAJUDICIAL cometendo duas abusividades:
b.1) A primeira é que ira executar os FIADORES E IRA FAZER TODO QUANTO É TIPO DE BLOQUEIO DAS CONTAS BANCÁRIAS (do estudante e fiadores) obs: já fiz uma defesa em execução na qual a CEF efetuou o BLOQUEIO de DINHEIRO DE PENSÃO DE APOSENTADA.
b.2) A CEF executa a DIVIDA INTEGRAL quando a lei diz que deve executar primeiramente as parcelas VENCIDAS.
Art. 6o Em caso de inadimplemento das prestações devidas pelo estudante financiado, a instituição referida no § 3o do art. 3o desta Lei promoverá a execução das parcelas vencidas, conforme estabelecido pela instituição de que trata o inciso II do caput do mencionado artigo, repassando ao Fies e à instituição de ensino superior a parte concernente ao seu risco. (Redação dada pela Lei nº 11.552, de 2007).
Portanto a questão do FIES é MUITO PROBLEMÁTICA, creio que o GOVERNO DEVERIA CRIAR UM FUNDO ESPECIAL PARA TRATAR DAS QUESTÕES DO FIES como fez com o SFH (ao criar a EmGEA) que passou a abrir melhores negociações com os mutuários.
Porém isso só ocorreu quando os consumidores passaram a buscar seus direitos ingressando com ações revisionais na Justiça.
Desta forma a sugestão é que se procure advogados conhecedores da matéria em suas cidades e ingressem com ações que certamente irão GERAR UMA ALAVANCA TRANSFORMADORA PARA A REFORMA DO FIES.
Quem quiser maiores esclarecimentos, peço que enviem e-mail ao meu escritório que na medida do possível irei responder a todas as questões dentro das possibilidades técnicas.
Atenciosamente
CLEVERSON MARCEL - Advogado - Curitiba/PR - E-MAIL: [email protected]
Passo por situação semelhante também! Estou formada desde 2004, em 2005 pagava parcelas de R$ 211,00, em 2006 veio o susto, as parcelas começaram a vir no valor de R$ 452,00. Detalhe, termino de pagar o maravilhoso FIES em outubro de 2013! Em 2006, atrasei 3 parcelas, meu fiador me ligou e disse que havia recebido carta do SERASA E SPC. Corri e paguei as parcelas, com muito sacrifício, pois sou mãe, tenho família e preciso comer, vestir... Agora, 2009, aconteceu duas vezes, atrasei 2 parcelas e já enviaram o nome do meu fiador para o SPC e SERASA. Li o contrato, existe uma cláusula que diz que, com o atraso de 3 parcelas o nome será "negativado". Ou seja, a CEF está descumprindo o contrato na cara dura! Já liguei, tentei renegociar, mas não tem acordo, dizem que assinei o contrato e que deveria ter lido as cláusulas. Acontece que, quando comecei a estudar, estava entusiasmada, aderi ao FIES e hoje me arrependo. Quero tomar uma atitude, até já pensei em ação revisional de contrato, mas tenho receio de uma aventura jurídica. Vou levando assim, deixo de pagar outras contas para não negativar o nome do meu fiador. CONSELHO: SE TEM ALGUÉM QUERENDO ESTUDAR E ADERIR AO FIES, PENSE BEM, POIS É UM BARCO FURADO, PENSEI QUE ME AJUDARIA, MAS PELO CONTRÁRIO, SÓ TENHO PASSADO POR SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS COM MEU FIADOR, QUE ME LIGA DIRETO, NÃO QUER SABER SE TENHO DINHEIRO, SE ESTOU TRABALHANDO, TENHO QUE PAGAR E PRONTO!
Pessoal, ainda entendo que o melhor caminho é o judicial, sou advogado e atuo nesta área, e, por enquanto, não vi ninguém conseguindo nada administrativamente, e sim pela via via judicial, através de liminares, se alguém da região de barueri se interessar pode me contactar por e-mail- [email protected] obs: só atuo em são paulo e região, se houver interesse, o contato é telefônico, pelo número que será passado por e-mail. grato!
Pessoal, boa noite!
Há 520mil devedores do Fies no Brasil. Eu também sou um deles. Vocês conhecem o movimento e o site fiesjusto?
Então entrem lá tbm, participem: www.fiesjusto.com.br
Vamos unir forças. Esse ano é ano de eleição.
Vamos fortalecer o movimento e exigir anistia ou melhor condição de pagamento das dívidas. Esses valores são abusivos.
Abs. a todos Edney - São Paulo
Bom Dia!!
Pessoal,
Eu tambéme stou devendo o Fies, fui até a CEF Tentar uma acordo para que eu possa lquidadr a divida porém foi inútil , me informaram que Fies não faz acordo e sim pagamento á Vista, estou devendo 4.000mil reais e não tenho de onde tirar todo esse dinheiro, o meu nome foi para o Serasa e não consigo fazer nada com a restrição em meu nome, as vezes enm consigo dormir pensando nesse grande problemas que fui arrumar para a minha cabeça, se alguém souber algo que possa nos ajudar, pelo que vi as pessoas que estão pasasndo pelo o mesmo problema não entraram mais no forum, mas acho que não deveriamos desistir e nos unir para seguirmos em frente a união faz a nossa força.
abraços.
VITÓRIAAAAAAAAAAAAAAA NA DEFESA DE EMBARGOS A EXECUÇÃO CONTRA A CAIXA
Ola Colegas Militantes da Questão do FIES, gostaria de NOTICIAR que obtive Vitória quanto a questão do FIES. Meu advogado defenteu uma tese no PROCESSO DE EXECUÇÃO DA CAIXA DO FIES AJUIZADO CONTRA MIM E MEUS FIADORES. Pelo que me contou praticamente a EXECUÇÃO ira terminar já que desmembrou as alegações da CAIXA. Estou muito contente com a decisão concedida por uma Juiza Federal aqui de Curitiba-PR.
Quem quiser entrar em contato com meu advogado o nome dele é DR. CLEVERSON MARCEL. e-mail: [email protected] - escritório em Curitiba, mas atua em todo o Brasil.
Abraços a todos.
Pessoal, existe um movimento em Brasilia, liderado pelo Deputado Federal Paulo Pimenta. O mesmo esta lutando por pagamento mais justo do FIES e renegociação das dividas. Acho importante apoiar esta iniciativa do deputado por um fies mais justo. Olhem no twitter pelo blog fies justo. Os contatos em Brasilia são:
GABINETE DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA Gabinete Brasília (61) 3215.5552 Escritório Porto Alegre (51) 3227.7300 Acesse:www.paulopimenta.com.br
Eu liguei para o gabinete do deputado e conversei com a Daniela que, também, esta engajada nesta luta.
Vamos lá, pessoal.
Gilson.
Acho incrível agora tantas reclamações: juros absurdos, não pagarei um centavo. Me pergunto: Vocês não leram um contrato na hora de aceitar???? Não fizeram um acordo?? Brasileiro quer dar jeitinho em tudo mesmo. Deve ter sido bom estudar sem se preocupar em pagar,agora que estão as voltas com uma bomba acham tudo absurdo..... Ô povinho folgado.
Para Frau Luciana... você deve ser mais uma dessas que nasceram em berço de ouro e não precisou pagar um centavo da faculdade... não critique pessoas que não tiveram outra alternativa para estudar, senão o FIES!!!! Vá se inteirar da situação antes de dar palpite que não ajuda em nada! Ninguém aqui é folgado... todos temos compromissos....
Boa noite Dr. estou agora em processo de confisco de bens, a caixa entrou com um pedido de liminar pra bloquear a conta bancária de meu fiador visto que não temos bens em imóveis, o Juíz pode dar a sentença segundo a caixa a qualquel instante estou desesperada preciso fazer algo, e pior agora estou doente e precisei de um afastamento médico por saúde. Amanhã eu e meu advogado vamos até a caixa e ver isto de perto. Por favor se tiver alguma notícia nova sobre o pronunciamento da Ilustrissíma Dilma, escreva neste fórum, pois gostaria de saber se os casos retroativos também se adequam nas determinações dela. Aguardo comentários. Boa noite. A PAZ.
Frau Lu, por favor não fale do que você desconhece, se papai, mamãe, vovô ou seja lá o que for ajudou você a não ser tão reclamona, coloque seu joelhos no chão e agradeça ao Senhor, pois creio, hoje você está na situação de satirizar, mas o mundo é cruel, amanhã você poderá precisar do mesmo fórum por motivos ainda bem mais delicados. Claro estudar não foi ruim, foi horrível, pois o precioso governo que você não sei porque defende é o mesmo que nos barrou na hora de honrar o compromisso em pagar a dívida, o tão sonhado emprego nos foi negado, então cuidado com a redoma de vidro ela pode se quebrar....eeee uuuuueeeba agradeça aos provimentos da família, e parabéns por não ser uma de nós. CHORONAS. Felicidades, hoje, agora e sempre.
Graças a Deus,nunca precisei utilizar o fies,nem para mim nem para meus filhos,pois passaram em faculdade federal,mas infelizmente,sou mutuária da CAIXA,tendo pago o imóvel integralmente em dia por 20 anos e me vejo com um saldo devedor que equivale a 3 vezes o valor do imóvel.estou na justiça a 4 anos e espero viver para ver uma decisão favorável a mim. Tenho horror a esse tudo pelo social da caixa,que de social não tem nada,tudo o que eles fazem é levar famílias ao desespero. Agora,um amigo de meu filho,passou para medicina em duas universidades,uma federal e uma estadual,fora do seu estado de domicílio.Seus pais não deixaram ele ir,acho que por excesso de zelo e resolveram usar o fies em uma particular.Por alto,o rapaz já sairá com uma dívida aos dias de hoje de 400mil reais. Fui falar com a mãe dele,porque com 30% do valor da mensalidade ele poderá viver fora e estudar em uma facul muito melhor.Isso,eles podem pagar,não entram em dívidas.Não teve jeito,ela quer mesmo o filho perto,mas a que custo?Temo que se arrependam amargamente.