Tenho uma neta de seis anos. Criei ela até junto com minha filha. Agora o pai quer levar lá embora. Não há nada na justiça sobre guarde ou pensão. Queria saber se posso entrar com uma ação para pegar a guarda dela. E quais as minhas chances. Ela deseja morar comigo e não com o pai!!!?

Respostas

    D

    David Quarta, 25 de novembro de 2015, 12h18min

    Onde está a mãe da criança ?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 25 de novembro de 2015, 14h10min

    Se a criança ainda está com vc corra na Defensoria Publica e peça por liminar a guarda provisória (que é apenas o reconhecimento da justiça que vc que vem detendo a custódia fisica da criança), enquanto não sai a liminar evite que o pai pegue a criança, leve-a para casa de uma amiga, onde ela fique em segurança. Diga ao pai que ela foi visitar parentes em outra cidade.

    Com a liminar em mãos, então, sim, vc pode e deve permitir que o pai e a criança convivam, é direito da criança ter este convívio. Assim, se o pai considerar-se capaz de ficar com a guarda do filho, ele que procure a justiça pedindo a guarda e vc deverá requerer a investigação social para que sejam analisados os ambientes em que a criança irá viver primordialmente.

    Contudo, devo ressaltar que a justiça tende a conceder a guarda compartilhada com a alternância de lar, o que só favorece a criança, que pode conviver tanto com a mãe quanto com o pai