Olá, o prédio em que moro foi construído por meus avós e os irmãos dele. São 6 apartamentos e mais 1 casa, nesse terreno, ao todo somos 11 herdeiros, pago aluguel no apartamento em que moro e não recebo nada dos outros aluguéis. Tenho 2 filhos pequenos, e por esse motivo resolvi trabalhar em casa. Sou cabeleireira e montei um atelier, porém só atendemos com horário marcado e não temos placa. Recentemente, um primo resolveu implicar com o fato de eu trabalhar em casa, sem ter "empresa aberta". Esse primo teria 12,5% do imóvel, e eu, 6,25% os demais herdeiros, têm entre 12,5% e 6,25% TB. Não quero sair do apartamento, e não vejo porque não posso atender as minhas clientes na minha sala, uma vez que quem poderia se incomodar seria eu mesma, já que fiquei sem o cômodo. A documentação do terreno não é regularizada há anos. Como procedo? Só quero sustentar meus filhos em paz.

Respostas

6

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • 0
    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 11h26min

    Oi, Renata, obrigada!
    Infelizmente eu sou do RJ, e SP fica ruim de ficar em contato... E na verdade, eu não estou interessada nessa partilha, a menos que isso prejudique o meu trabalho... Eu só gostaria de saber se ele pode me despejar, ou me prejudicar, mesmo eu sendo herdeira TB.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de dezembro de 2015, 23h38min

    ", e não vejo porque não posso atender as minhas clientes na minha sala, uma vez que quem poderia se incomodar seria eu mesma,"

    Vc não vê o "porque" por não saber ou por não querer saber ???? Vc não pode ser tão ingênua e ignorar que para funcionar como salão sua casa precisa de alvará, é preciso que vc esteja registrada junto a receita federal, é preciso que o condominio aprove a pratica de comercio dentro do edificio. Portanto, se não quer ter problemas junto a fiscalização e a justiça, sugiro que entre em entendimento com os demais moradores.

  • 0
    ?

    Desconhecido Quinta, 07 de janeiro de 2016, 20h56min

    Nenhum morador se opõe, até onde eu sei, (e se soubesse muito, não colocaria a dúvida aqui) uma vez que eu sou uma prestadora de serviços, um MEI me basta, já que eu não tenho placa. Não é um comércio de porta aberta. Eu não tenho funcionários. Atendo as clientes com hora marcada, para arcar com os meus custos de vida. A pessoa que se incomodar, em questão, mora em outro município. E é tão dono quanto eu, que também sou uma das herdeiras.

  • 0
    ?

    Desconhecido Quinta, 07 de janeiro de 2016, 20h56min

    "A pessoa que se incomoda*"

  • 0
    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de janeiro de 2016, 21h20min

    Thay, lamento, mas não é vc quem decide isso. Ao se estabelecer fisicamente vc precisa cumprir com o que a lei exige, e isso quer dizer alvará de localização, licença dos bombeiros, e o que mais for pertinente.

    O seu direito vai até onde começa o direito do outro, não importa se apenas mora vc no prédio, os demais proprietários podem e tem o direito de vetar a entrada de estranhos a propriedade ou mesmo a prática de comercio em edificação residencial. Os donos respondem pelas irregularidades praticadas no imóvel, não interessa a historinha que venha a ser contada, todos irão responder por igual na medida de suas responsabilidades.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de janeiro de 2016, 21h20min

    Se quer atender clientes como autônoma, alugue um espaço ou cadeira em algum salão.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.