Herança, sem inventário. Como proceder?

Há 10 anos ·
Link

Olá, o prédio em que moro foi construído por meus avós e os irmãos dele. São 6 apartamentos e mais 1 casa, nesse terreno, ao todo somos 11 herdeiros, pago aluguel no apartamento em que moro e não recebo nada dos outros aluguéis. Tenho 2 filhos pequenos, e por esse motivo resolvi trabalhar em casa. Sou cabeleireira e montei um atelier, porém só atendemos com horário marcado e não temos placa. Recentemente, um primo resolveu implicar com o fato de eu trabalhar em casa, sem ter "empresa aberta". Esse primo teria 12,5% do imóvel, e eu, 6,25% os demais herdeiros, têm entre 12,5% e 6,25% TB. Não quero sair do apartamento, e não vejo porque não posso atender as minhas clientes na minha sala, uma vez que quem poderia se incomodar seria eu mesma, já que fiquei sem o cômodo. A documentação do terreno não é regularizada há anos. Como procedo? Só quero sustentar meus filhos em paz.

6 Respostas
Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Oi, Renata, obrigada! Infelizmente eu sou do RJ, e SP fica ruim de ficar em contato... E na verdade, eu não estou interessada nessa partilha, a menos que isso prejudique o meu trabalho... Eu só gostaria de saber se ele pode me despejar, ou me prejudicar, mesmo eu sendo herdeira TB.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

", e não vejo porque não posso atender as minhas clientes na minha sala, uma vez que quem poderia se incomodar seria eu mesma,"

Vc não vê o "porque" por não saber ou por não querer saber ???? Vc não pode ser tão ingênua e ignorar que para funcionar como salão sua casa precisa de alvará, é preciso que vc esteja registrada junto a receita federal, é preciso que o condominio aprove a pratica de comercio dentro do edificio. Portanto, se não quer ter problemas junto a fiscalização e a justiça, sugiro que entre em entendimento com os demais moradores.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Nenhum morador se opõe, até onde eu sei, (e se soubesse muito, não colocaria a dúvida aqui) uma vez que eu sou uma prestadora de serviços, um MEI me basta, já que eu não tenho placa. Não é um comércio de porta aberta. Eu não tenho funcionários. Atendo as clientes com hora marcada, para arcar com os meus custos de vida. A pessoa que se incomodar, em questão, mora em outro município. E é tão dono quanto eu, que também sou uma das herdeiras.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

"A pessoa que se incomoda*"

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Thay, lamento, mas não é vc quem decide isso. Ao se estabelecer fisicamente vc precisa cumprir com o que a lei exige, e isso quer dizer alvará de localização, licença dos bombeiros, e o que mais for pertinente.

O seu direito vai até onde começa o direito do outro, não importa se apenas mora vc no prédio, os demais proprietários podem e tem o direito de vetar a entrada de estranhos a propriedade ou mesmo a prática de comercio em edificação residencial. Os donos respondem pelas irregularidades praticadas no imóvel, não interessa a historinha que venha a ser contada, todos irão responder por igual na medida de suas responsabilidades.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Se quer atender clientes como autônoma, alugue um espaço ou cadeira em algum salão.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos