HERDEIRA INVASORA?
Meus pais eram casados em comunhão universal de bens, meu pai morreu e deixou duas casas. Minha mãe (meeira de tudo) mora numa das casas com a minha irmã e meu sobrinho. Eu moro em outra com minha companheira em união estável homoafetiva. Eu estou aqui desde antes do falecimento de meu pai, moro há 9 anos e minha companheira mora comigo aqui também há 6 anos. O inventário já acabou e continuo aqui e elas lá... Só que de uns tempos pra cá minha irmã se desentendeu com minha companheira e fez uma cópia da chave aqui de casa e anda vindo do interior de repente, sem avisar, as vezes nem estamos aqui ela pega a chave, entra, mexe em tudo que é nosso, nas particularidades e etc ainda diz que tem direito pq é dona da casa também. Só que ela não mora aqui! Ela tem direito de adentrar a casa quando quer e invadir nossa privacidade dessa forma? Ela mora noutra casa há 200km daqui que também é minha e nunca apareço lá nem tenho a chave!!!! Como resolver? Obs: a meeira se recusa a vender, está tudo parado. O QUE EU FAÇO?
Sua irmão não tem direito, isso é obvio!!! Troque as chaves e se ela tentar novamente registre queixa contra ela por invasão.
Inventário tem de ser aberto, mesmo que nada se venda.
Se este onde vc mora é o unico bem deixado por seu pai e o terreno é indivisivel perante a prefeitura sua mãe realmente não é obrigada a vender para proceder a partilha. Caso não seja o unico bem deixado por seu pai e o terreno tem dimensões que a Prefeitura permitiriam desmembramento, vc mesmo pode abrir o inventário e pedir a extinção do condominio, assim o espolio será vendido ou dividido.
Ok!! Obrigada de verdade. Se um dia eu encontrar minha irmã aqui dentro (por ela chamar o chaveiro e mandar abrir) posso processa-la então por invasão mesmo sendo herdeira, correto? E como faria se ela estivesse aqui dentro de surpresa se dizendo Herdeira também e que resolveu morar aqui? A PM quem tira?