Olá, tenho 19 anos, sou filha adotiva, mas registrada, tenho 2 irmãos, um de 49 e uma de 38, minha mãe tem 67 anos, foi funcionaria federal, e do ministerio da saude publica porem está com alzheimer, meu pai é aposentado, porém é bem de saúde e bem quanto a saude mental! recebe sua aposentadoria de 790 reais, e o dinheiro de alguns alugueis que somando seria 1.400.. Porém, o meu irmão mais velho fez uma procuracao, e agora recebe todo o dinheiro de minha mae, ( R$6.700,00)e com isto paga apenas contas de luz, agua, e tv..Por problemas de familia, por ser adotada, ele não me da nenhum dinheiro, para nada.. Meu pai me ajuda a pagar a faculdade com sua aposentadoria,e compra as coisas pra casa com este dinheiro tbm!! pois quem convive com minha mae, é eu e meu pai.. o meu irmao nao mora na mesma casa. Oq posso fazer? pois está ficando complicado, meu pai nao tem dinheiro para nada mais..minha mae tb precisa de dinheiro para ir ao salao,para lazeres, e acabamos nao tendo.. tenho o direito de algum dinheiro mesmo sendo de maior? (mesmo ele estando c uma procuracao) Tenho mais direitos que ele por cuidar dela? (tenho como provar) Meu pai sendo consciente e ativo, tem como anular a procuracao e passar no nome dele? ( meu irmao nao é filho do meu pai, é filho da minha mae, mas e registrado no nome da minha vo) por favor, espero que respondam minha pergunta, nao sei mais oq fazer..

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de novembro de 2015, 1h07min

    "Tenho mais direitos que ele por cuidar dela? "

    Vcs todos tem a mesma obrigação de cuidar da mãe enferma.

    Por que seu irmão tem esta procuração?? Quem deu a ele??

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de novembro de 2015, 1h07min

    O dinheiro de sua mãe é PARA ELA, não é para a casa, e nem para vc.

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 2h20min

    justo! porém, ele não dá nem para fazer os lazeres dela! e sou eu quem a levo..ele tem, pois qd ela ficou enferma, eu ainda era menor, e então, acabou assumindo..mas alegou que ia dá o dinheiro para fazer as coisas dela.. hoje em dia, moro eu,meu pai e ela..então, é apenas nos dois cuidando da minha mãe, e meu pai compra os alimentos, e etc com o dinheiro da aposentadoria, oq no caso, nao sobra quase nada.. não é pelo dinheiro, e sim por questão dos direitos.. sou eu quem lido com ela, que cuido, cozinho, lavo, passo..nem empregada temos, pois ele nao ''libera'' dinheiro para isto! Não trabalho ainda por questão de ter que ficar o dia com minha mãe, ela nao sabe mais cozinhar, nem atravessar ruas, muito menos lembra de se alimentar..

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 2h21min

    nãp acho justo ele ficar com tudo, pois as vezes quero levar ela pra cortar o cabelo, pra comprar uma roupa, e não dá, pq meu pai tem medo de pedir dele, pelo fato de ele ser bem agressivo, e meu pai nao ter vinculo algum com ele..

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 2h34min

    esqueci de responder a sua pergunta de'' quem deu a ele.'' ele disse que era um documento para solicitacao de um exame para ela, e a fez assinar..sem saber oq estava assinando..

    P

    Pablo Totus Sexta, 27 de novembro de 2015, 16h09min

    Aline,
    Caso sua mãe tenha condições, ou seja, ainda tenha lucidez, leve-a até o INSS e peça a revogação da procuração. Caso não seja possível, terá que entrar com uma ação de interdição e tentar ser a tutora dela.
    Pablo.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de novembro de 2015, 22h48min

    Ela é lucida, Aline??? Qual a idade dela? O INSS não aceita qualquer procuração, e o cartório tmb tem cuidado ao registrar procuração assinada por pessoa idosa.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de novembro de 2015, 22h48min

    O mais estranho é porque o marido dela nada faz??

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de novembro de 2015, 22h52min

    Se vc acredita que a idosa está sendo explorada, denuncie na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso

    S

    Sirlei Gdulla Sábado, 28 de novembro de 2015, 23h27min

    Rafael tem razão procure a Delegacia de Proteção ao Idoso. Esta Procuração pode ser cancelada, seu pai teria que receber o salário e não seu irmão. Quando meu pai teve AVC e esqueceu inclusive a senha do Banco, fomos ao Cartório com testemunhas ( 2 vizinhos), e foi feita procuração para que minha mãe recebesse o salário dele.