Ola, gostaria de um amparo jurídico, a situação é a seguinte: Tenho uma filha que está com 8 anos de idade, atualmente reside na casa da minha mãe, avó materna, contra minha vontade, faz aproximadamente 3 anos dessa rotina, durante a semana minha filha permanece na casa da avó, com diária e pernoite, em todos fins de semana fica comigo, isso acontece desde quando me casei novamente em 2012, pois me separei do pai da minha filha quando ela ainda era pequena, tinha 1 ano de idade, foi uma dissolução de casamento muito desgastante, brigamos juridicamente pela guarda da minha filha, que permaneceu comigo e a ele foi concedido o direito de visitas, do qual nunca mais, depois do processo de guarda em 2009/2010, fez valer seus direitos de pai e não á visitou e nem sequer os avós paternos demonstraram tais interesses. Todos os dias após minha saída do trabalho eu frequento a casa da minha mãe para vê-la, pra auxiliá-la no banho e preparar sua janta, porque ela sofre com um transtorno denominado TDAH, é uma criança problemática, difícil de educar, já passou por vários médicos especialistas, fez vários tipos de exame, mas fisicamente não possui nenhuma doença, o problema vem do psicológico. O tratamento recomendado á ela é com 2 comprimidos de Ritalina de 10 mg divididos durante o dia, prescrito por uma neurologista pediátrica que atende pelo SUS, que quer aumentar a medicação com mais medicamentos psicóticos, inserindo um tal medicamento chamado Sertralina, + Rispiridon, baseando esse aumento de medicação simplesmente em descrições dadas a medica pela minha mãe, sem fazer novas avaliações na minha filha, pra verificar se é necessário. Minha mãe é uma pessoa de difícil convívio, tem 58 anos e casada com um homem que não é meu pai, que deu em cima de mim quando era adolescente, nunca me respeitou, minha mãe vive estressada, tenta resolver as coisas na gritaria, faz uso de vocabulários de baixo calão rotineiramente, me desmoraliza como mãe, julga as pessoas sem conhecer, é viciada em bingo, nunca pronunciou "eu te amo" pra filho, eu fui criada pelo meus avós maternos, tive pouca estadia na casa da minha mãe, nunca combinamos, sempre estivemos em atrito, o pouco convívio que tinhamos, eu era espancada com o que ela tinha nas mãos (tesousa, talheres, etc), hoje carrego algumas cicatrizes pelo corpo, mas a maior delas no coração, já meu pai sumiu, e não tenho contato nenhum com ele. Mas o maior problema agora é que minha mãe quer submeter minha filha a mais medicação com intuito, na realidade, para gerar sossego em sua vida, sendo que o problema MAIOR da minha filha está no convívio dela com o temperamento descontrolado da avó, devido a sua vulnerabilidade de absorver tal temperamento, e eu permito essa convivência, porque preciso trabalhar, para manter o sustento dela e da minha outra filha mais velha de 15 anos que mora também com ela á 1 ano, mas é outro caso, de um outro relacionamento meu, ambas recebem pensões dos pais, que repasso pra minha mãe, também ajudo financeiramente e não deixo faltar nada que elas querem, alimentos, vestimentos, etc. Eu discordo de submeter minha pequena a tanta medicação, pois quando toma a Ritalina praticamente fica como um ''zumbi'', sem emoções, sem reação, devido a tanto uso deste remédio, seu crescimento e peso estão abaixo do normal, está anêmica, apática, qualquer resfriado já é motivo pra cair de cama, baixa resistência no organismo, minha mãe não fornece alimentação adequada, maior parte a deixa comer chips e miojo, não incentiva a escovação dos dentes, sendo que a maioria estão podre, e se vou tirar ela de lá, arma escândalos, me xinga, e eu odeio barracos, agora ela quer efetivar a guarda pra ela, tirando meus direitos de mãe, nunca abandonei minha filha; me auxiliem, é possível ela ganhar a guarda? ...tenho um bom emprego e estabilidade residencial, pela lei ninguém mudou a guarda que esta sob minha tutela. Com minha mão não existe possibilidade de dialogo!

Respostas

    D

    Daiana Silva Sexta, 27 de novembro de 2015, 13h48min

    Talvez as coisas possam ser mais difíceis do que eu imagino... Mas vamos lá!
    Não entendi pq suas filhas não moram com vc??? Vc não mora no emprego, diz que todo dia vai pra casa da sua mãe cuidar da sua filha... Disse que tem estabilidade financeira, então pq não pagar alguém pra cuidar dela? Sua filha de 15 anos poderia ajudar... Sua mãe!!! Vc não passa o dia inteiro com sua família, tem certeza que ela n precisa de mais medicamento?/?
    E acredito que dificilmente vc consiga mudar o jeito da sua mãe

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 15h20min

    EU NÃO TENHO OPÇÃO, TENHO QUE TRABALHAR MUITO DAS 07:30 AS 18:00 E MINHA RESIDENCIA FICA NO MESMO BAIRRO QUE O DA MINHA MÃE, A ESTABILIDADE FINANCEIRA QUE TENHO É O DE SOBREVIVER COM O MINIMO COM DIGNIDADE, ANTES EU PUDESSE PAGAR ALGUÉM RESPONSÁVEL, PRA CUIDAR DE MINHA FILHA, ESTOU ESPERANDO VAGA EM PERÍODO INTEGRAL EM UMA ESCOLA PUBLICA PRÓXIMA A MINHA RESIDENCIA, POR ISSO ESTOU ACUADA, CONDICOES DE BANCAR ALGUEM EU NÃO TENHO NÃO, E EU SEI QUE MINHA FILHA NÃO PRECISA DE MAIS MEDICAÇÃO, PRECISA É DE UM LAR SADIO, SEM PESSOAS QUE A INFLUENCIEM DE MANEIRA ERRADA, DE PULSO FIRME PRA EDUCAR, DE AMOR SEM SER DOENTIO, DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL, E UMA AVÓ COM ESTRUTURA PSICLOGICA!

    Tatiana Braga

    Tatiana Braga Montes Claros/MG 160102/MG Sexta, 27 de novembro de 2015, 15h21min

    Taise, a Daiana tocou num ponto que eu estava pensando. Você só vai mudar isso trazendo suas filhas para morar com você. Não adianta tentar pensar em outra coisa. Enquanto viverem com ela, vai ser muito fácil conseguir a guarda. O juiz não vai entender seus motivos. Nem eu entendo... Tantas mães no mundo trabalham o dia todo e arrumam jeito, imagina se todas fossem mandar o filho morar em outro lugar...
    Peço desculpas, mas não acredito que elas estejam lá contra sua vontade. Simplesmente você acha muito difícil procurar outra saída, mas isso não significa que seja impossível.

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 15h53min

    ASSIM, MOTIVOS QUE NAO MUDEI O RUMO DESSES PROBLEMAS: 1-ODEIO BARRACOS E MINHA MÃE ADORA UM, POR QUALQUER MOTIVO, 2- POR RESPEITO Á CASA DELA E A ELA, E PRA EVITAR MAIS SITUAÇÕES DIFICEIS PRA MINHAS FILHAS, 3-NUNCA ABANDONEI MINHAS FILHAS, SEMPRE DEI ASSISTENCIA, AMOR E TUDO QUE ELAS PRECISAM, ESTIVE E ESTOU PRESENTE EM TUDO, TUDO MESMO, TENHO PESSOAS QUE TESTEMUNHAM ISSO. 4- A CACULA ESTA DEBILITADA COM MEDICACAO QUE EU SEI QUE ENFIAM NELA A MAIS (EX: CHOROU: DA RITALINA, GRITOU: DA RITALINA, NAO QUER DORMIR: RISPIRIDON, TA ANSIOSA: SERTRALINA) É ASSIM, E ESSE ACUMULO DE MEDICAÇÃO HJ TA VISIVEL NA SAUDE DELA, JA LERAM SIMPLESMENTE A BULA DA MEDICAÇÃO DO SÉCULO: ESSA TAL DA RITALINA, O MAL QUE ELA CAUSA EM PESSOAS, IMAGINA EM CRIANÇAS, E OUTRA ESSES MÉDICOS DO SUS, TEM LA SUAS EXCEÇÕES, MAS A MEDICA DA MINHA FILHA NEM COLOCA A MÃO E JÁ VAI PRESCREVENDO MEDICAÇÃO SEM EXAMES, JA GASTEI O QUE NAO TINHA PRA CONSULTAS E EXAMES, MAS NENHUM ACUSOU NADA, SIMPLESMENTE NADA, SO EU SEI O QUE PASSEI COM MINHA MÃE, E SEI A PESSOA QUE ELA É, SO PERMITI ELA CONVIVER COM AS MENINAS PORQUE QUIS DAR UMA CHANCE DE SER DIFERENTE DO QUE FOI COMIGO, NÃO FOI POR COMODISMO, FOI CONDIÇÕES DE NECESSIDADE, REFLITAM: UMA MÃE QUE VENDE SEXO COM A PRÓPRIA FILHA COM ESTRANHOS, EM PLENA ADOLESCÊNCIA, COM INTERESSES R$$ É MÃE? UMA AVÓ QUE CHAMA UMA CRIANÇA DE 8 ANOS DE DEMÔNIO, É AVÓ? OU NOMEIA UMA ADOLESCENTE, PRÓPRIA NETA, DE VAGABUNDA É CORRETO? DESMORALIZAR ME COMO MÃE, QUE SEMPRE ESTOU PRESENTE, E QUE AMA SUAS FILHAS MAIS QUE TUDO NESTA VIDA, TÁ CERTO?

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 15h57min

    ...E PERANTE A JUSTIÇA A GUARDA DA MENINAS É MINHA, A MINHA DUVIDA TAMBEM PESA NO QUESITO DE A MINHA MÃE A REQUERER, LOGO QUE TIRA-LAS DE LA, ELA PODE GANHAR?

    F

    FJ-.- Brasil Sexta, 27 de novembro de 2015, 16h37min

    Saindo do mérito dos problemas familiares, a resposta para sua pergunta...devido as suas filhas morarem de fato com a avó, ela tem 90% de chance de conseguir a guarda unilateral na justiça. Para evitar isso, somente se você pegar as suas filhas antes de tramitar o processo na justiça. E obvio, que a vontade das suas filhas de morar com vc ou com a avó o juiz irá levar em consideração...

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 16h39min

    GRATA PELA ATENCAO ATE O MOMENTO!

    D

    Daiana Silva Sexta, 27 de novembro de 2015, 19h19min

    Taise ninguém está te diminuindo como mãe. Mas pense, vc diz que uns dos motivos é pq vc não gosta de barracos e sua mãe gosta de fazer barracos, por isso a sua filha fica com ela... Vc diz que sua mãe xinga sua filha, já fez horrores com vc. Coloca na balança os seus motivos pra toda agressão que sua filha recebe da sua mãe. Vc mesma disse que sofreu muito... Vc quer o mesmo pra sua filha?

    ?

    Desconhecido Sexta, 27 de novembro de 2015, 21h10min

    Realmente gostaria de estar mentindo, e que tudo não passasse de um pesadelo, mas esses são apenas detalhes da história real da minha vida, como filha, como mãe, também não estou querendo me passar por coitada, cometo erros também, e como sofri demais nessa vida em meus 30 e tantos anos, tenho muita experiência para embasar minhas atitudes, queria que minha mãe estivesse aberta á diálogos, que ao invés de julgar-me de agredir-me, como sempre fez, me ouvisse e acatasse minha vontade de mãe, minha proteção de mãe, meu amor de mãe, porque o que eu mais quero com, toda sinceridade desse mundo, é o bem das meninas, que não sofram como eu sofri, que elas cresçam com saúde e se tornem pessoas de bem, queria que tivessem apoio e amor paterno, presente em todos os momentos, mas isso não depende de mim, eu sei a falta que faz um pai, embora as " pães'' (mãe que é pai e mãe) digam que criaram seu filhos sem o pai e foi suficiente, não sabem o que significa isso para o filho, fazem falta sim, e muito, principalmente nas horas que você precisa de um simples abraço, eu vivi isso, mas amor verdadeiro não se compra, se dá. Minha mãe nunca aceitou muito bem minha filha mais velha, quando fiquei gravida dela aos 18 anos, do meu primeiro namorado, relação essa que durou um 8 anos, antes e depois da gestação, nessa época morava com minha mãe, assim que soube da gestação da minha filha, me mandou embora de casa com mala e tudo, ate rogou pragas pra que eu sofresse aborto, etc, fui de novo amparada pela minha MÃE, minha avó que sempre me apoiou e me recebeu de braços abertos, quem me ajudou na criação da mais velha, que é orgulho pra todos, a aluna mais inteligente da escola, com méritos de menções honrosas por excelentes notas e boa disciplina, o motivo mais forte dela hoje conviver com minha mãe, é que minha avó a pouco mais de um ano, caiu um tombo, e já não tinha boa saúde, parou de andar, e não conseguiu mais os fazer afazeres de casa, da qual minha mãe tomou a frente de cuidar dela, consequentemente minha filha mais velha que já estava sob os cuidados da bisavó, bisa essa que ela ama de paixão, igual a mim, que tem uma lucidez e compreensão fantástica, que compra brigas feias com minha mãe por xingar a neta, embora fisicamente impossibilitada, mas a lucidez anda muito bem, hoje após um ano dessa mudança radical de ambientes, minha filha continua lá devido a minha avó, que é tudo pra ela, passou em um concurso pra estudar em uma das melhores escolas, ela por si só, tem um discernimento invejável, e sabe ignorar os xingamentos, desprezar atitudes insanas da avó, e tem um excelente convívio comigo, dialogo muito com ela, sempre a amparo e estou presente, ela quer por vontade própria sair de lá sim, mas depois que a bisa se for, pra vocês terem a noção da magnitude dessas desavenças familiares, minha mãe conseguiu separar meus avós depois de 60 anos de casamento, em uma ano de convivência com eles, isso devido a minha avó ter vindo morar com minha mãe, que quis trazer o pai também, aconteceram tantas brigas nesse leito familiar, que meu avô deu no pé, diz ele que sente por não poder estar ao lado da esposa amada, mas nunca mais quer voltar a morar com a filha, que não suportou os gritos diários (e olha que ele perdeu % da audição), nomes feios, implicâncias e muito mais, ele ate conseguiu sentar uns tabefes na filha, isso que ele é bem centrado, minha mãe me faz reclamações diárias, que os irmãos não ajudam financeiramente, que ela não pode mais passear, que tem que servir de baba pra mãe invalida (isso, ela quem escolheu assim), e por fim esse é mais um capitulo longo, da minha vida real... (DESCULPEM -ME O DESABAFO, OS RELATOS, CASO SOLICITEM, EU DELETO)