PENSÃO ALIMENTÍCIA COM O PAI RESIDINDO NO EXTERIOR
Recebia uma pensão do pai do meu filho no valor de mais ou menos 1 salário mínimo mensal. o pai dele mora nos EUA há mais ou menos 6 anos, agora parou de pagar a pensão desde outubro, dizendo ter sofrido um acidente que o deixou sem trabalhar por um tempo; o AVÔ, aqui no Brasil, me nega ajuda, só aceitou pagar o plano de saúde do neto no valor de 83 reais, mas tem uma condição de vida muito boa, com um salário bom. o que devo fazer, pois o pai dele está ilegal nos EUA, e não sei quanto ele ganha por lá? Espero encarecidamente uma resposta, muito obrigado. Aline.
Peça uma pensão alimentícia dos avós, motivos você tem já que o pai vinha pagando, expontaneamente ou por acordo judicial não importa, mas deixou de pagar, e como você disse que ele se encontra ilegalmente nos EUA, pode neste caso alegar que o mesmo não tem endereço certo e sabido para ser citado e intimado para execução de alimentos, ou ação de alimentos, por ser fato verdadeiro. Na falta do pai ou a título de complementação da pensão que recebe, os avós têm obrigação em ajudar com uma pensão para o sustento do neto dentro de suas possibilidades. Procure logo um advogado para seu caso. Boa sorte. lene
Obrigada Lene, mas continuo com dúvidas, pois tenho o endereço correto de onde ele mora lá nos EUA, e tenho medo que o mesmo possa vir a ser extraditado. E o avô fica dizendo que se tiver que pagar pensão alguma que pede a guarda do meu filho pois eu não estou conseguindo sustentá-lo. eu acho que é uma forma de pressão. O que acha que devo fazer? E o avô tem esse direito?
Jansen pergunto:
1º. você é advogada? 2º. O pai pagava os alimentos expontaneamente ou por força de sentença ou acordo judicial? 3º. De qualquer forma, como a citação terá que ser feita por Carta Rogatória, à autoridade daquele país, com certeza será preso e extraditado sim. 4º. Minha cara você está diante da cruz e a caldeirinha. 5º. como você bem disse o avô está fazendo pressão, porque sabe que tem obrigação e moral de ajudar no sustento do neto. 6º. Sua saída para resolverseu caso: Se fores advogada não atue em favor do seu filho, procure imediatamente um advogado exponha toda a situação que ele saberá o melhor a fazer. Ok sucesso, não tenha medo da pressão se és boa mãe, pq esse tipo de coisa quaze sempre acontece nos conflitos familiares. Ab. lene
Mais uma vez obrigada Lene. 1- não sou advogada. 2. o pai pagava os alimentos expontaneamente. Eu queria saber também o que vale mais a pena, pedir pensão extraditando meu ex-marido e, como no caso, o mesmo voltará sem trabalhar, ganharei uma pensão aquém do que meu filho ganhava, ou pedir a tutela do meu filho em favor do meu atual marido, que é quem está arcando com todos os custos de meu filho. já que o pai do meu filho não o vê há 6 anos.
Como te falei procure um advogado que ele saberá como conduzir o caso, mas inicialmente, te digo que como não existe sentença de alimentos, terás que propor a ação contra o pai, ( mas caso não saiba o processo de extradição pode levar anos), vai uma dica você pode escrever para o pai propondo um acordo estipulando os alimentos, guarda, visitas, para ser homologado judicialmente feito por um advogado, pois não deixa de ser uma tentativa para resolver mais rápido a questão, e caso o acordo não seja cumprido ou que o pai pagar for insuficiente ao sustento do filho, você poderá propor ação judicial chamando os avós para suprir os alimentos ao neto.
*Diante das circunstâncias você e seu marido em conjunto podem pedir a guarda legal do menor, contra o pai, que se encontra no exterior há 6 anos, fato que devem ser provados autorizando que se faça o pedido liminar de guarda provisória até o final da ação com total exito a obtenção da guarda definitiva.