Maria estava gravida quando entra na mesa de parto e tem seu filho Pedro. Maria sofrendo um grande abalo psicológico, já passada duas semanas após o parto de Pedro, pede para seu marido João pegar Pedro no colo, quando maria desfere um golpe de faca em Pedro. Pedro vem a morrer por conta do golpe. Responderá Maria e João por algume crime? Caso afirmativo, por qual ambos ou Maria e João responderá?

Respostas

    M

    MARCOS BOGEA Sexta, 06 de abril de 2007, 21h00min

    MARIA responderá por INFANTICÍDIO, E JOÃO, se não sabia da intenção da espôsa não terá cometido crime algum, mas se estivesse ciente, será partícipe de Infanticídio

    L

    Lene Sexta, 06 de abril de 2007, 22h17min

    No caso Maria estava sob o estado puerperal, quando cometeu o ato? João em principio não cometeu crime algum, salvo tenha ocorrido omissão ou sua participação

    L

    Luis Joaquim da Silva Neto Sexta, 06 de abril de 2007, 22h54min

    Pode existir o estado puerperal duas semanas após o parto? Para mim, Maria cometeu homicídio. João, da maneira como foi narrado, não cometeu crime algum.

    I

    ISS Sexta, 06 de abril de 2007, 22h57min

    Luis, acredito que sim o estado puerperal pode persistir por dias, fato que poderá ser confirmado pelos peritos.

    L

    Luis Joaquim da Silva Neto Sexta, 06 de abril de 2007, 23h02min

    Respeito seu parecer. Obviamente num caso como esse, a defesa alegará infanticídio e a promotoria alegará homicídio. Mas o parecer técnico será decisivo no caso

    I

    ISS Sábado, 07 de abril de 2007, 5h30min

    Exatamente o que eu disse caberá ao peritos avaliarem o estado da mãe, não necessariamente o promotor irá denunciar a mãe por homicidio, até porque ele também se baseará no laudo dos perito, difentemente de antigamente o promtor hoje é dsignado como Promtor de Justiça, diferente de promotor público que era obrigado sempre a pedir condenação

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Sábado, 07 de abril de 2007, 6h08min

    O estado puerperal pode durar dias e até meses....cuja existência a que ser aferida para a classificação inicial da conduta da mãe.

    Axé!!!

    F

    Fernando Muniz Sábado, 07 de abril de 2007, 19h44min

    Infanticídio!
    Promotor denucia por homicídio.
    Advogado tenta tipificar em Infanticidio.
    Perito constata que, se ela estava abalada pscologicamente (como disse a questão), configura ai o estado puerperal.
    Joao não responde por nada, pois supõe-se que nao sabia dos planos de Maria.

    C

    Claudio Henrique Campos Domingo, 08 de abril de 2007, 5h16min

    Como não foi dito do início do debate se ela se encontrava em estado puerperal foi homicídio.

    Quanto ao pai não responde por crime algum.

    L

    Luis Joaquim da Silva Neto Domingo, 08 de abril de 2007, 15h15min

    "Como foi dito no início do debate se ela não se encontrava em estado puerperal foi homicídio.

    Quanto ao pai não responde por crime algum."

    Creio que o Claudio quis dizer isso

    I

    ISS Domingo, 08 de abril de 2007, 15h27min

    Creio que ao sugerir o debate mesmo não dizendo com todas as letras que a mãe estava em estado puerperal creio que o abalo psicológico a que se refere o Wilian seria sobre o estado puerperal.
    è ou não Wilian?

    R

    Rafael Pereira de Albuquerque Terça, 10 de abril de 2007, 8h43min

    Data venia, ilustre Luis Joaquim da Silva Neto, a colocação do meu amigo Cláudio Henrique Campos corresponde em toda sua amplitude ao entendimento dele. A correção não foi pertinente.

    Não interprete ofensa.

    L

    Luis Joaquim da Silva Neto Terça, 10 de abril de 2007, 19h29min

    De maneira nenhuma interpretarei como ofensa, amigo Rafael, apenas volto à estaca zero e me pergunto se o Cláudio quis realmente dizer que, "como não dito no início, se ela se encontrava em estado puerperal foi homicídio". Se positivo, respeito o entendimento dele. De toda forma, como ele não se pronunciou, eu já havia até esquecido desse detalhe.
    Mas obrigado da mesma forma.

    P

    Paulo Gustavo Sampaio Andrade Terça, 10 de abril de 2007, 23h12min

    Luis, vou colocar uma virgula na frase do Claudio pra facilitar a compreensão:

    "Como não foi dito do início do debate se ela se encontrava em estado puerperal (VÍRGULA) foi homicídio."

    De toda forma, entendo que o sentido da frase é, de certa forma, compatível com a "tradução" que você fez.