Neste ano (2015) completei 18 e no vindouro (2016) pretendo servir, mas pretendo alterar por completo meu nome. A questão da alteração se dá pelo desejo de total desvinculação à "família", não desejo ser associado aos nomes deles, e pretendo assumir uma nova identidade.

Minha duvida: Posso assumir um nome (prenome e sobrenome) completamente novo mesmo não tendo parentes com o sobrenome? (Ex: De - João da Silva, Para - Vladmir Müller.) Quanto tempo leva um processo de alteração do nome (prenome e sobrenome)? Quanto custa em média? E qual o procedimento?

Desde já agradeço.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de dezembro de 2015, 9h24min Editado

    MPM

    Nunca haverá alteração por inteiro. As alterações de prenome e sobrenome sempre serão discretas. O vínculo familiar sempre será preservado através do sobrenome. Não será possível excluir sobrenomes. Somente incluir sobrenomes de avós e bisavós. E isto nada afeta qualquer carreira que irá seguir. As demais respostas estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarmeunome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Quarta, 02 de dezembro de 2015, 10h38min

    Acaso consiga comprovar que os Sobrenomes que me foram assinalados me causem constantes constrangimentos, poderia entrar com ação que me permitiram remove-los? E acaso consiga me estabelecer por novo pseudônimo/apelido, poderia me renomear com referencia a este, usando apenas este como identidade?

    D

    Desconhecido Quarta, 02 de dezembro de 2015, 10h50min

    OS SOBRENOMES COMO FOI DITO NÃO PODERÃO SEREM ALTERADOS.