olá,resido no paraguai desde que naci,.sou filho de brasileiro com paraguaia tambem residem no paraguai,más vou para o brasil procurar trabalho e viver la.vou fazer o registro no consulado brasileiro tenho 21 anos e preciso saber quais documentos levar,sou registrado no paraguai. Vou morar na casa de um parente em santa catarina,mais farei os documentos no paraná na fronteira.

depois que retirar o registro consular onde devo me dirigir? qual sera o custo?

como posso comprovar residencia no brasil se não tenho domicilio lá?

posso fazer la em santa catarina com o registro ja transcrito no cartorio de registro civil no paraná?

e posso fazer meu rg sem mudar a nacionalidade?

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 04 de dezembro de 2015, 16h35min

    Boa tarde Carllos,
    O procedimento correto é ir ao Consulado para fazer a transcrição da sua certidão de nascimento paraguaia, para ter a certidão de nascimento brasileira, e quando chegar ao Brasil, fazer a transcrição desta certidão de nascimento consular no Livro E do cartório de Registro civil na cidade onde irá residir aqui no Brasil. O maior problema que terá, é por ser maior de idade, terá que fazer a opção de nacionalidade, para tanto, deverá procurar o defensor público na justiça federal ou um advogado para peticionar junta a justiça, é um procedimento obrigatório previsto na constituição federal. Mas caso não queira perder a nacionalidade paraguaia, por ser importante para você, poderá optar pelo visto temporário pelo acordo imigratório do Mercosul, este tipo de visto é para dois anos e antes de vencer, caso esteja trabalhando, poderá requerer a transformação para permanente.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]