Há 2 anos o médico perito pediu minha aposentadoria por problemas de saúde. Não estou em cima de uma cama nem impossibilitada de andar mas tenho certas limitações. Sou funcionária pública federal, regime estatutário, 35 anos de contribuição e a menos de um mês de completar 55 anos de idade. Mas, já soube que a minha aposentadoria foi publicada em B.O. Entrei para o serviço público (Hospital de Traumato Ortopedia) em 1981, onde fiquei até 1991. De 1991 até o momento, sou servidora do Ministério do Exército. Não tenho direito ao FGTS, mas recebo Pasep? Terei minha aposentadoria integral? O que eu perco? Desde já, obrigada.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 08 de dezembro de 2015, 1h24min

    Não tem direito ao FGTS

    L

    Luguevas Terça, 08 de dezembro de 2015, 8h35min

    Após estar devidamente aposentada, pode receber o saldo do PASEP no Banco do Brasil.

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de dezembro de 2015, 9h42min

    Obrigada pela atenção.

    E

    Eldo Luis Andrade Quarta, 09 de dezembro de 2015, 15h08min

    A aposentadoria será integral e com paridade.

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de dezembro de 2015, 21h12min

    Obrigada por informar, sr Eldo.

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de dezembro de 2015, 21h33min

    Acabei de ver a publicação em D.O. sobre a minha aposentadoria. Alguém poderia me esclarecer?

    FUNDAMENTO DA APOSENTADORIA: artigo 40, § 1 inciso I, da Constituição Federal, combinado com o artigo 6 A, da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003, com a redação dada pela Emenda Constitucional n 70, de 29 de março de 2012, e com o inciso I, do artigo 186, da Lei n 8.112/90.

    E

    Eldo Luis Andrade Quinta, 10 de dezembro de 2015, 9h24min

    Resumindo: sua aposentadoria será com integralidade e paridade. E seus dependentes terão direito à pensão por morte com paridade. O tipo de aposentadoria concedida foi aposentadoria por invalidez integral (emenda constitucional 70).

    ?

    Desconhecido Quinta, 10 de dezembro de 2015, 11h21min

    Poxa vida, que alívio em saber disso! Muito obrigada pela sua atenção sr Eldo. Grata!