Uma vizinha minha, que conheço há muito tempo, tem 4 filhos 3 meninas e um menino. A mãe dele me ofereceu para eu batizar o garoto e eu aceitei, na época o menino tinha 1 ano e meio. O pai biológico morreu em um acidente de carro quando foi buscar drogas. (ele nunca conheceu o pai). Comecei a cuidar do menino como padrinho, levando pra passear, dando amor e carinho, presentes, etc. Acontece que ele se apegou a mim e eu a ele, hoje ele tem 8 anos e me chama de pai. A família dele é toda desestruturada, a mãe fuma e bebe juntamente com a avó dele, a tia dele é viciada em drogas o tio dele foi assassinado com 20 anos porque virou bandido. Ele vive em um ambiente de vulnerabilidade. A mãe não trabalha e nem a avó, vivem de bolsa família e de doações. Inclusive eu doou alimentos quando falta na casa dele. Eu sou publicitário, trabalho em uma estatal, tenho nível superior e tenho casa própria. Tenho melhor condição de cuidar dessa criança, mas a mãe não quer me passar a guarda. Pois inclusive se ela desse a guarda pra mim colocaria ele em meu convenio medico. O ambiente em que ele vive não é ambiente para o desenvolvimento dele. A mãe dele bate de vez em quando, grita e fala palavrões. Gostaria de saber como faço pra ter a guarda definitiva do garoto. Mesmo porque o desejo dele, mesmo com 8 anos é morar comigo. Não tenho laço sanguíneo, mas tenho laço afetivo. Inclusive, meus pais e meus familiares são a favor em eu ficar com meu filho de coração. Eu quero salvar essa criança dessa família. Favor me orientem a respeito, quero muito a guarda dele, mas tudo dentro da lei.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 08 de dezembro de 2015, 20h12min

    Vc não pode ficar sob sua guarda filho de outra pessoa, vc precisa autorização da justiça para isso.

    Procure a Defensoria Publica e requeira a guarda provisória, ela reconhece que a custódia fisica da criança é sua. E aguarde as providencias da justiça

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de dezembro de 2015, 15h47min

    Obrigado Rafael, mas quero fazer tudo dentro da Lei.