Caros doutores,

Estou com vários casos referentes aos expurgos do Plano Bresser, com a peculiaridade de que em alguns, a instituição bancária simplesmente se nega a fornecer a microfilmagem.

Acessarei o Juizado Especial Federal.

A inversão do ônus da prova (CDC) seria um boa saída?

O autor da demanda não tem em mãos, portanto, os extratos bancários. Devo aplicar por estimativa o valor da causa, já que não posso mensurar imediatamente o valor patrimonial da demanda?

Agradeço as orientações, pois milito muito mais na área criminal e gostaria de ter compartilhado o conhecimento dos colegas.

Reinaldo Lopes, advogado.

Respostas

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Sexta, 13 de abril de 2007, 11h56min

    Reinaldo,

    A meu ver a situação se enquadra mesmo como relação de consumo e dada a hipossuficiência de parte, o juiz poderá fazê-lo a bem do direito, vá em frente...

    Abraços.

    ?

    Reinaldo Martins Lopes Segunda, 16 de abril de 2007, 5h04min

    Doutor,

    Obrigado pelo apoio e pelas orientações.

    Grande abraço.

    Reinaldo Lopes.

    ?

    Reinaldo Martins Lopes Segunda, 16 de abril de 2007, 8h13min

    Agradeço a preocupação.

    Meus votos de sucesso no crescimento do fórum.

    Reinaldo Lopes.

    R

    ricardo fumagalli navarro Segunda, 23 de abril de 2007, 6h52min

    Caros Colegas:
    Gostaria de receber informações sobre a possibilidade de ajuizar a ação de cobrança sobre o expurgo da poupança sem a apresentação dos cálculos na inical. É possível apresentar referidos cálculos posteriormente, através de perícia contábil? Obrigado a todos.

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Terça, 24 de abril de 2007, 7h40min

    Caros Colegas,

    Também vou pegar essa carona, mas pergunto ainda: os expurgos são válidos para outros investimentos da época além da poupança?

    Abraços.

    A

    Alice_1 Segunda, 07 de maio de 2007, 11h02min

    Olá colegas,

    Aproveitando a "carona", estou com dúvidas quanto aos extratos?

    É possível ajuizar a ação sem os extratos?
    É possível ajuizar a ação e no dia seguinte ajuizar ação cautelar incidental? Pelo tempo exíguo creio que não dá nem para entrar com Cautelar de exibição de documentos.
    Em face do Banco do Brasil, qual o juizo competente?
    É mais eficiente entrar no Juizado Especial ou no Comum? e contra a Caixa Econômica Federal, é melho no juizado no na Justiça Federal Comum?
    Posso atribuir valor de alçada, caso não receba os extratos a tempo?

    Gente, desculpe a enxurrada de perguntas, porém um cliente veio me consultar sobre o tema agora e estou "perdida".
    Grata desde já por qualquer ajuda.
    Grande abraço
    Alice

    Jus.com.br

    Jus.com.br Segunda, 07 de maio de 2007, 11h13min

    Grande parte das perguntas constantes desta discussão já foram respondidas na seguinte discussão:

    jus.com.br/forum/discussao/10535/

    H

    Helyelberg Quinta, 17 de maio de 2007, 4h21min

    Estou com dúvidas relativa a ação do plano bresser e verão.
    Estou com os comprovantes de solicitação dos extratos relativo ao período em questão, mas não acredito que irei recebe-los até 31/05, oq devo fazer para não perder o prazo para pedir a ação contra a caixa econômica federal???? Eu fiz um requerimento á próprio cunho lá na agencia mesmo, pedi os extratos relativo as meses de interesse, foi tirado xérox e dado o recebido pelo funcionário da agência com carimbo e assinatura do funcionário. Isso tem validade? Ou somente uma notificação extrajudicial vale??? Não tenho nenhum número de protocolo de solicitação, apenas o meu requerimento dado o recebido?
    Oq devo fazer??? Irei perder meu direito?
    Por favor me ajude no que puder, já copiei todos os modelos de petição no fórum, oq devo fazera agora?
    obrigado
    fiz o pedido dos extratos hoje dia 16/05, devo esperar quanto tempo pra qualquer outro procedimento???

    A

    Ana_1 Terça, 03 de julho de 2007, 22h02min

    Caros colegas, preciso sanar uma grande dúvida.É o seguinte: meu cliente não tinha os extratos bancários de junho e julho de 87, mas tinha cópia do IR constando poupanças do Unibanco. Fui procurada por ele no dia 29 .Mandei q fizesse um requerimento escrito ao banco das cópias dos extratos e entrei com a cautelar de exibição de documentos, juntando esse requerimento e cópias do IR. Fiquei com receio de entrar com cobrança só com o IR por ter os valores corretos. O banco contestou dizendo não haver interesse de agir pelo fato do banco não ter se negado a exibir os documentos. Mas de fato ele se negou, já q depois do requerimento feito no dia 29/05 até hoje não houve resposta alguma...Mas o fato é q entrei com a cautelar pra não prescrever o direito , já q não tinha os extratos..Como impugnar? O banco tem o dever de exibir os doc. mas sempre se recusa...não dava mais tempo de esperar a resposta do banco...dia 31?05 era o prazo final...como impugnar????

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Quarta, 04 de julho de 2007, 1h34min

    Que dia é hoje ??? ... Já estamos no mês de Julho / 2007 e o banco já entregou os documentos ??? ... Caso negativo, eis o interesse de agir !!! ... Ademais, aqui se ressalte que não existe como se fazer uma prova negativa de que o Banco já entregou os extratos ... O banco tem condições de provar se já entregou ou não os mesmos, inclusive, mediante um eventual recibo passado para ele pelo vosso cliente !!!

    Um abração do Carlos Eduardo !!!
    ([email protected])