Meus irmãos por parte de pai tem direito a algo se minha mãe falecer primeiro?

Há 9 anos ·
Link

Meus pais têm união estável, sou filha única da minha mãe, mas meu pai tem mais 3 filhos do primeiro casamento. Os bens do casal estão no nome da minha mãe. Caso ela morra antes que meu pai, meus meio-irmãos tem direito a o que era dela?

2 Respostas
Eldo Luis Andrade
Há 9 anos ·
Link

Tem de ver o que por morte de sua mãe caberá ao seu pai. Visto que conforme o regime de bens do casamento e os tipos de bens em cada caso parte dos bens caberem ao esposo e parte aos filhos. Em tal caso por morte de sua mãe parte dos bens dela serão de seu pai e parte a você não participando seus meio-irmãos. Falecendo a seguir seu pai a parte que ele recebeu de sua mãe se ainda estiver no patrimônio dele será dividida entre você e seus irmãos todos filhos do mesmo pai embora de mães diferentes.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Estando ou não em nome de sua mãe o que importa é se o bem foi adquirido onerosamente na constância da união de seus pais, se o foi, então, sim, eles terão direito pois sucedem ao pai nos bens e direitos que este detinha por ocasião de sua morte.

Caso sua mãe faleça antes de seu pai os filhos dele nenhum direito terão, somente os filhos da falecida a sucedem nos bens e direitos que esta detinha por ocasião de sua morte.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta