Rafael T.

    Rafael T. 99578/RS Terça, 27 de setembro de 2016, 12h20min Editado

    Olá Raíza, você pode (ou DEVE, já que acredita correr perigo de vida) procurar o Ministério Público ou o serviço social do seu município. Ou até uma Delegacia de Polícia, quando for caso urgente. Eles terão condições, inclusive, de pedir a retirada da guarda da sua mãe e lhe colocar na casa de algum parente, por exemplo. Tudo isso pode ser feito sem emancipação.

    Mas se mesmo assim você preferir a emancipação, poderá tentar na Justiça fazer seu pedido a um juiz. Deverá explicar seus motivos, provando que sua mãe possui transtornos psicológicos e que você tem condições de se sustentar sozinha. Isso pode ser feito gratuitamente, informe-se na Vara da Infância e Juventude da sua cidade, ou ainda com auxílio da Defensoria Pública (que advogam para quem não tem condições de arcar com advogado particular).

    De qualquer forma, sempre que você procurar ajuda de alguma autoridade ou profissional, pergunte antes quais são suas opções. Nunca peça nada "de cara", pois poderá se arrepender depois. Avalie bem todas as possibilidades e só depois tome sua decisão.

    Quando for falar com uma autoridade (um promotor de justiça, um delegado de polícia ou um juiz) procure sempre o "setor" especializado em menores de idade, cada instituição pública deve ter seus serviços especializados em menores (pesquise antes na internet). Por exemplo: os juízes especializados em menores ficam nas Varas de Infância e Juventude, o Ministério Público tem promotores de justiça especializados em menores, e as Delegacias de Polícias (dependendo do Estado) podem ser especializadas em menores também. Isso depende de cada Estado e cidade.

    No caso de não haver serviço especializado para menores na sua cidade, eu recomendo no seu caso que procure os atendimentos voltados para mulheres, só por precaução. Por exemplo: em uma delegacia da mulher, a delegada poderá usar a Lei Maria da Penha para proteger seus direitos de alguma forma. Tudo depende dos detalhes do seu caso e dos serviços que existem em sua cidade.

    Eu acredito que a partir destas informações você terá condições de buscar mais ajuda. Espero ter lhe ajudado.