Se vender minha participação na empresa, isso poderá afetar o contrato de locação?

Há 9 anos ·
Link
· Editado

Pretendo colocar à venda minha loja, incluindo a marca, o ponto comercial e toda a estrutura física do estabelecimento.

O imóvel é alugado. O contrato de locação foi celebrado em nome da empresa. Eu, como pessoa física, sou citado apenas como sócio representante do negócio. Uma vez que eu consiga um comprador, pretendo repassar integralmente minhas cotas da empresa a ele, o que será registrado na atualização do contrato social.

Minha dúvida é: o locador do imóvel poderá criar problemas para o novo dono da empresa, alegando sublocação ou algo do gênero? Embora o representante da empresa tenha mudado, todas as outras condições acertadas em contrato permanecem as mesmas, incluindo o tipo de atividade comercial exercida no imóvel e a figura que consta como locadora (ou seja, a pessoa jurídica). A mudança, afinal, terá ocorrido apenas nos quadros internos da empresa.

Pretendo conversar antes com o locador, mas quero fazer isso com alguma orientação jurídica prévia.

Agradeço pela ajuda.

2 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Como vc mesmo diz "sou citado apenas como sócio representante do negócio". O locador não irá criar problemas, ele irá arguir da confiabilidade e capacidade do novo dono da empresa em assumir o contrato, o que é direito dele fazer, do mesmo modo que ele fez quando vc firmou contrato com ele.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Rafael, como a figura do locador é a empresa, a avaliação da capacidade de manutenção do contrato não deveria se concentrar em dados financeiros da própria empresa, em vez de se voltar à pessoa física do dono? Caso contrário, qual é o sentido de se determinar, como locador, a pessoa jurídica ora ocupante do imóvel? Poder-se-ia fazê-lo tão somente em nome do dono, não?

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta