Minha esposa e eu casamos no civil e, no dia do agendamento, foi combinado que nossos nomes levariam a preposição "e" para simbolizar a união das famílias. Porém, um dia antes da cerimônia, nos ligaram informando que não havia essa possibilidade e que deveríamos fazer a solicitação em juízo, após o casamento. Gostaria de saber se a informação confere e qual o procedimento para fazermos essa mudança no nome. Obrigado! :)

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 07 de maio de 2016, 15h42min

    LEO

    As partículas de ligação E, DE, DOS, DA podem ser incluídas ou removidas pela via judicial (AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Thaisa Hirose

    Thaisa Hirose Terça, 24 de maio de 2016, 19h52min

    Olá vou me casar e pretendo adotar o sobrenome do meu esposo. Gostaria nesse processo aproveita e incluir um segundo nome ao meu nome atual, devido ao no momento do registro (que foi realizado no exterior) o mesmo não ter sido incluído. Isso é possível? Meu pré nome continuaria o mesmo só gostaria de incluir segundo nome conforme a vontade de minha mãe.

    A

    Anne Torres 39137/PE Terça, 24 de maio de 2016, 19h54min Editado

    Thaisa, para adicionar o nome do seu esposo não haveria problema no ato do casamento, mas para adicional sobrenome do genitor, só com autorização judicial.