O BANCO PODE PENHORAR UM BEM (AUTOMÓVEL) EM NOME DO MARIDO DA SÓCIA DA EMPRESA? TENDO EM VISTA QUE O MARIDO UTILIZA O CARRO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO? obs.: a empresa não possui nenhum ativo e tão pouco bem em seu nome. Porém, não possui dívidas trabalhistas e nem com fornecedores, somente o banco, e alguns impostos federais. Obrigado!

Respostas

    Francisco Lima Junior

    Francisco Lima Junior Terça, 29 de dezembro de 2015, 17h42min

    Olá Ricardo,

    Primeiro, para os bens do sócio da empresa serem atingidos, deverá ocorrer a desconsideração da pessoa jurídica dentro da ação de execução, ou, em se tratando de Empresário Individual os bens dele podem responde ilimitadamente.

    Digamos que se trata de Sociedade Limitada e ocorrendo a desconsideração da pessoa jurídica, os bens da sócia poderão sofrer penhora, mas apenas os bens dos sócios, se o automóvel estiver apenas no nome do seu esposo da sócia, este veículo não poderá ser penhorado, somente se comprovada a comunhão de bens e se o veículo for afetado, nesse caso, o veículo poderá ser penhorado e expropriado através da alienação particular ou leilão, transformado em dinheiro, 50% será para pagar a dívida e os outros 50% será devolvido para o esposo.

    Contudo, como o você informou que o veículo é usado como instrumento de trabalho, em tese ele é impenhorável, se por um acaso o banco conseguir provar o que foi dito acima, e o veículo seja penhorado, o esposo deverá fazer prova de que o veículo é instrumento de trabalha e solicitar o levantamento da penhora.

    Caso o Banco indique um bem a penhora que não pertence esteja em nome do devedor e não prove que não pertence a ele, o real proprietário do bem deverá ingressar com Ação de Embargos de Terceiro (Em apenso a Ação de Execução) contra o Banco, provando ser proprietário do bem.

    A propósito, se o veículo não está em nome da sócia, ou seja está em nome do esposo, é MUITO difícil dele ser penhorado, porque a busca de bens será feita em nome do devedor, neste caso em nome da Sócia da Empresa executada, sendo assim, o esposo da sócia não precisa ficar preocupado.

    Na prática, eu nunca vi os advogados dos bancos fazendo todo esse esforço para solicitar a penhora de um bem que não esteja em nome do devedor.

    Espero ter ajudado.