Ola, eu tenho um filho de 8 meses, eu anteriormente entrei com processo de alimentos gravídicos contra o pai do meu filho, mas nunca recebi nenhum auxilio. Ele nunca quis assumir e nunca ficava em casa e sempre mudava de trabalho pra não receber a intimação. Consegui o DNA e o reconhecimento de paternidade, e estamos com um processo de PA. Ele sempre foi omisso e no inicio da gravidez me provocou estresses que geraram um principio de aborto. Ao final da gravidez o estresse que ele e a familia me gerou ocasionou uma perda de liquido e quase acarretou no óbito do meu filho. Ele não faz nenhum tipo de auxilio financeiro e ate hoje só viu a criança uma vez. Não se importa e nunca se importou. A familia dele me chama de vadia e diz que meu filho é um fardo que eu tenho que carregar. Agora decidi retirar a paternidade dele , para somente ficar o meu nome na filiação. Isso é possível? Algum advogado pegaria o meu caso? Desde já obrigada.

Respostas

    D

    Daiana Silva Sábado, 26 de dezembro de 2015, 15h59min

    Não! Não tem como vc tirar a filiação paterna do seu filho. O que vc tem fazer é ignorar e excluir essas pessoas da sua vida. Se precisa ou quer que o pai cumpra com auxílio a a gastos da criança, procure a justiça.

    ?

    Desconhecido Sábado, 26 de dezembro de 2015, 17h07min

    Nem se eu entrar com processo de destituição do poder familiar cumulada com adoção? Provando o abandono por parte dele. Eu vi alguns casos, mas tem muita jurisprudência e eu não compreendo algumas coisas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 26 de dezembro de 2015, 21h50min

    A paternidade não é sua para vc decidir o que fazer com ela. Este cidadão que nasceu de vc, que POR MERO ACASO é seu filho, tem direitos que vc e ninguém pode dispor, e um deles é o direito a paternidade reconhecida.

    Se afasta deles, simplesmente.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 26 de dezembro de 2015, 21h52min

    Marilia, a criança tem apenas 8 meses, a justiça não irá puni-la e nem ao pai por este não ter se aproximado da criança nesses meses. A pensão é obrigação da guardiã requer na justiça, como os alimentos provisórios. Se ela não faz, a criança não perde a paternidade.

    D

    Daiana Silva Sábado, 26 de dezembro de 2015, 22h26min

    Marília quem vai adotar o seu filho? Quer arrumar alguém que adote seu filho, pra depois essa pessoa pedir que seja retirada o seu nome do documento da criança? Pensa bem... Essa sua atitude é de orgulho ferido, passe por cima disso.
    O pai não quer ter nada com o filho... Infelizmente vc não pode fazer nada. Infelizmente vc tem que aceitar que essa pessoa pode esquecer do filho e um dia qualquer lembrar que ele existe e querer ter contato com a criança. Vc tbm não vai pode fazer nada contra isso.
    O que vc pode fazer é amar e educar o seu filho. Só. A sua parte como mãe. Deixa que a parte dele como pai... Um dia ele vai pagar.

    ?

    Desconhecido Sábado, 26 de dezembro de 2015, 23h36min

    Sempre corri atras dos direitos do meu filho ,desde quando ele estava na barriga, sempre.fui atras do pai para aceitar a gravidez. Justamente por ser um direito do meu filho e ele nao ter capacidade para isso.
    Mas agora chegou num ponto em que toda a situaçao está saturada. Percebi isso no dia do exame de DNA, pois ele e a irma fizeram uma tocaia para mim, foi Deus quem me tirou daquele lugar aquele dia.
    Alguma soluçao eu tenho que achar para tudo isso.
    Nem viajar com meu filho ele quer deixar, diz que eu preciso da autorizaçao dele e ele nao dá.
    Isso que eu vivo nao é vida!

    ?

    Desconhecido Sábado, 26 de dezembro de 2015, 23h42min

    De alguma forma eu tenho que proteger o meu filho disso tudo. Uma coisa é vc nao saber quem é seu pai. Outra é vc saber e saber que ele nao liga para vc
    O psicologico da criança se abala.
    Entao vcs me dizem que a paternidade prevalece sobre a integridade psicologica do.menor? Uma folha de papel e um sobrenome prevalece sobre isso tudo?
    As leis, para mim, sao feitas por homens e para homens!
    Pq mesmo nunca tendo dado nada para a criança, ele fez questao do sobrenome e eu nao puder fazer nada. Eu quem tenho sido mae e pai e nao puder dizer nada.

  • -1
    D

    Daiana Silva Domingo, 27 de dezembro de 2015, 1h09min

    Mas quem disse que vc não pode viajar com seu filho? O juiz? Ele está querendo te destabilizar e vc tá caindo direitinho... Fica se levando ao que ele diz!!! Como eu disse vc tem aceitar que o seu filho tem pai, ele sendo um filha da puta ou um ótimo pai.

    Vc não precisa pedi autorização pra viajar com seu filho, a não ser que vc vá pra fora do país.
    Tudo depende da decisão de um juiz! Se o pai nunca teve contato com o filho e vc quiser se mudar, vc vai ter que comunicar ao pai e ir na justiça pedir uma autorização... Vc acha que o juiz não vai aceitar que vc se mude com seu filho, se o pai nunca teve contato com a criança?!
    Pare de ficar se fazendo de vitima, de fraca... Ninguém vai ter dó de vc, ao contrário, essas pessoas estão querendo te ferrar. Seja forte e inteligente. Ao invés de ficar dando trela pra macho destrambelhado, vá procurar saber se o que ele diz está correto. Ignore! Só converse por msg. Se fizer Alguma coisa contra vc, faço boletim de ocorrência.

    L

    Lynho Domingo, 27 de dezembro de 2015, 1h58min

    Não sou nada demais, mas assim, eu não tenho o nome do meu pai no meu registro porque ele não quis me assumir meu nome deveria termina assim: amazonas araújo da silva, o araújo que era do meu avó minha mãe não colocou, e o da silva que era do meu pai ela não colocou só tenho amazonas no meu sobrenome, minha mãe me registrou como mãe solteira. Você não deveria ter colocado o sobrenome do pai, como você é a mãe pelo que eu sei você pode tira assim o nome do pai, Você fale com um advogado explique que o pai não liga o filho, não quer nada e que gostaria de tira o nome, Não é uma coisa tão difícil. o povo que complica mais as coisas. Eu acho que pode SIM, Não tenho certeza.