Moro junto com uma pessoa a 10 anos e nao sou casada no papel.Se me separar quais sao meus direitos
Estou com uma pessoa a 16 anos e a 8 anos vivo na mesma casa com ele,nao somos casados nem temos nenhuma conta conjunta nem conta de telefone,agua e nem luz em meu nome,nao temos nada juntos em nosso nome,quando eu o conheci ele ja tinha uma casa e depois q estamos morando juntos ele comprou um carro q esta no nome dele,comprou uma chacara e colocou no nome da mae dele e tudo q ele compra ele poe no nome da mae dele,eu tb comprei um carro e um terreno so q vendi os dois estando com ele.Seeu me separasse hj quais seriam meus direitos?Ele poderia alegar o carro q vendi e o terreno tb..?Quaos sao meu reais direitos?
Se nesses 8 anos não compartilham sequer o mesmo endereço com algum comprovante, será extremamente dificil provar que estabeleceu com ele uma união estável, no máximo será um namoro longo.
Vc tem como PROVAR que o que está em nome da mãe dele foi comprado por ele?? É no minimo estranho que vcs formassem uma familia se vc aceitava que ele colocasse tudo no nome de terceiros, só isso já é uma cabal demonstração de falta de respeito, é inadmissivel que alguém viva por longos 8 anos sob o mesmo teto com quem lhe trata dessa forma. Dai mais um motivo para a justiça considerar que vc ou era apenas amiga dele, colega de quarto, ou vc era empregada doméstica dele, para viver sob o mesmo teto e ele não ter com vc o caracteristico e natural mutuo apoio devido entre todo casal.
Diante de seu relato, como dificilmente vc PROVA que ele comprava as coisas e colocava no nome da mãe, vc e eles sairão do mesmo jeito que entraram na relação, sem nada, cada um com o que é de sí próprio.
Se vendeu seus bens durante a convivência e gastou o dinheiro, nada será partilhado em caso de separação. Mas, se você guardou o dinheiro no banco, ele pode exigir metade via judiciário, alegando união estável no regime da comunhão parcial de bens.
A casa adquirida por ele antes da convivência, não será dividida com você, nem a chácara comprada no nome da mãe dele. Apenas o carro que ele comprou durante o casório, poderá ser partilhado, desde que ele não alegue/prove que comprou com dinheiro da venda de outro carro, que tinha antes de viver com você, e/ou transfira para o nome de terceiros, durante a convivência.
Assim sendo, converse com ele sobre o tipo de relacionamento que vivem, bem como, sobre o regime de bens.
Pelo seu relato, ele não pretende dividir os bens com você não. Assim sendo, providencie para que ele não tenha direito nos seus bens, com uma escritura de união estável com separação de bens, ou como combinarem.