Alvara liberaçAo residuo INSS

Há 19 anos ·
Link

Boa tarde! Alguém saberia me explicar como faço pra pedir Alvará para liberar residuo de pensao. A pessoa que recebia faleceu e não há inventário pq não há bens e os herdeiros nao querem fazer nada. Mas eles querem receber os valores dos dias em que a falecida teria direito. Como devo proceder?? Obrigada

3 Respostas
eldo luis andrade
Há 19 anos ·
Link

Eis este dispositivo da Instrução Normativa 11 do INSS. Na realidade apenas repete dispositivos da lei 8213, de 24 de julho de 1991. Art. 419. O valor não recebido em vida pelo segurado somente será pago aos seus dependentes habilitados à pensão por morte ou, na falta deles, aos seus sucessores, na forma da lei civil, independentemente de inventário ou de arrolamento.

§ 1º Havendo mais de um herdeiro, o pagamento poderá ser efetuado a apenas um deles, mediante declaração de anuência dos demais.

§ 2º O pagamento de resíduos de benefícios de: pensão por morte, todas as espécies; renda mensal vitalícia trabalhador urbano (por invalidez e por idade); amparo previdenciário trabalhador rural (por invalidez e por idade); pensão especial vítimas da hemodiálise de Caruaru; pensão vitalícia aos dependentes de seringueiro e benefícios do extinto plano básico, acaso devido a herdeiros ou sucessores civis, será realizado mediante autorização judicial.

Então de acordo com o parágrafo segundo seria necessária autorização judicial (o alvará) nos casos de pensão por morte. Não é necessário inventário ou arrolamento de acordo com o caput. Deve ser feito requerimento ao juiz estadual competente, visto o resíduo não estar em poder do INSS, mas sim em poder do banco onde o INSS deposita o benefício. Este é que deverá liberar o resíduo, não o INSS. Uma vez concedido o alvará deverá a pessoa se dirigir ao banco para que este libere o valor ainda na conta para os herdeiros ou sucessores civis. Um deles com procuração dos demais fará o pedido de alvará e providenciará a liberação no banco e repassará os valores devidos aos demais nos termos de procuração. Creio dever ser este o procedimento, salvo melhor juízo.

Autor da pergunta
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Muito obrigada pela orientação. Adriana

Desconhecido
Há 10 anos ·
Link
· Editado

Boa tarde!

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos