Olá a todos os colegas. Na cidade de Barra Bonita/SP deparei-me com um problema enorme, o excesso de fumaça no ar. E não estou me referindo a fumaça das queimadas de cana de açucar (que geralmente ocorrem anualmente ao final de abril até novembro), estou me referindo às padarias e pizzarias que insistem em continuar usando o forno à lenha e queimando material de refúgo (tetos de madeira pintados com tintas a óleo, pedaços e cavacos de madeira de serralherias bem como serragem e também a madeira verde ou com cascas cheias de musgo).

Sabendo que todos nós temos o direito de respirar um ar com a qualidade no mínimo razoável, o que pode ser feito (juridicamente) com o fim de coibir o uso de tais madeiras impróprias?

Haveria maneira de ser baixada uma portaria ou algo que o valha no sentido de proibir fornos à lenha sem um sistema de filtragem da fumaça?

Algum colega tem alguma petição que possa ajudar?

Desde já expresso o meu muito obrigado a todos os participantes.

Respostas

    C

    Carlos Terça, 01 de maio de 2007, 10h01min

    No meu entender, acredito que vc deveria primeiramente solicitar parecer da vigilância sanitária do município, a qual, havendo irregularidades, faria a devida notificação. Inadequando-se as padarias e pizzarias aos procedimentos impostos pela vigilância, caberia, ao meu entender, intervenção do Ministério Público ou até mesmo uma ação popular.

    Abs.

    L

    luiz mariano da costa filho Quarta, 05 de novembro de 2008, 18h55min

    tem uma padaria que esta causando doenças na familha por causa da grande quantidade de fumos despejada no ar sem nem um tipo de filtragem da fumaça

    L

    luiz mariano da costa filho Quarta, 05 de novembro de 2008, 18h57min

    quero saber o que devo fazer para resolver o problema onde fique tudo bem pra as duas parte, a que orgão devo recorrer

    L

    luiz mariano da costa filho Quarta, 05 de novembro de 2008, 19h00min

    Haveria maneira de ser baixada uma portaria ou algo que o valha no sentido de proibir fornos à lenha sem um sistema de filtragem da fumaça?

    F

    Fabricio Natufiltros Terça, 24 de agosto de 2010, 12h00min

    bom dia,

    há sim uma maneira de resolver esse problema com fumaça, instalando um lavador de fumaça , com ele e reduzido 100% da fuligem(reziduos) e 80% da fumaça transformando-a em vapor,contate-nos (77) 3088-4440 ou (77)8837-1468 falar com Fabricio ou Alex.
    confira o nosso site www.natufiltros.com. ajude-nos a ajuda-los obrigado!

    C

    Capi Segunda, 30 de agosto de 2010, 16h57min

    Boa tarde!
    Tenho problemas com duas vizinhas que usam o fogão a lenha. Minha vida está um "caos". Já conversei com as duas que prometeram minimizar o uso e não me prejudicar, mas isso não acontece. É impossível secar roupas no quintal, abrir as janelas da casa para arejá-la, sentar-se na varanda para aproveitar o ambiente externo...resumindo, estou prisioneira por conta da conduta das vizinhas. Entrei em contato com a prefeitura que as orientou a erguer a chaminé. Nada adiantou pois, o vento traz toda a fumaça pra minha casa. Que devo fazer? Estou pedindo socorro!!!!

    R

    rjpellet Domingo, 03 de outubro de 2010, 16h59min

    Olá,bom tarde.
    já temos a soluçao para seu ploblema possuimos uma maquina que queima pellets de pinus que produz mais calorias que a lenha, e não produz fumaça, sendo um combustivel alternativel e ecologicamente correto, para mais informaçoes acesse: www.rjpellet.com.br.
    aguardo resposta,
    rjpellet

    F

    francisco de Assis Temperini Quinta, 11 de novembro de 2010, 21h57min

    CI:

    Fumaça da lenha ( fumaça branca) na realidade 90% é a agua da madeira que devido ao aquecimento pelo fogo aquece a parte sólida da lenha e evapora o líguido ( ácido acético ) altamente nocivo a saúde ( cancerígeno ).

    Existe sim um filtro para fumaça ( fornalha antipoluente com queimador e captador de particulas.

    Procure na sua cidade o departamento ambiental ( através da Preitura, ou internet) e denuncie.