Olá só queria tirar uma dúvida, no dia 28/11/2015 passei numa entrevista para a Kalunga no dia 01/12/2015 entreguei todos os documentos que a empresa pediu para mim para efetuar o registro, no dia 18/12/2015 comecei a trabalhar, sem registro na carteira sem assinar o contrato, pois falaram para mim que só assinaria o contrato quando minha CTPS fosse registrada, no dia 20/12/2015 pedi a conta da empresa pois era totalmente diferente do que me falaram na entrevista, a empresa não me entrego o contrato não me entrego CTPS falaram que iriam me registrar da baixa para ae me entregar o documento devolta, no dia 26/12/2015 a volvo me liga pra uma entrevista eu vou e passei só que pediram minha CTPS me deram um prazo de 04/01/2016 eu teria que entregar os documentos, no dia 30/12/2015 liguei na Kalunga pedindo minha carteira de trabalho ainda não tinha sido registrado, falaram que só seria registrado depois do 07/01/216 a minha pergunta aqui é a empresa pode fica tanto tempo com a minha carteira de trabalho, poderia ter trabalhado sem registro e sem assinar o contrato ? outra pergunta é se eu pedi a conta com 2 dias trabalhados teria que pagar a multa mesmo sem ter assanidado o contrato de experiência, como faço para proceder nesse caso pois assim irei perde um emprego que venho esperando a anos. por favor me ajudem é um assunto delicado estou com medo que eles me forcem a pagar uma multa mesmo sem ter sido registrado sem ter assinado o contrato de trabalho.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 31 de dezembro de 2015, 9h47min

    Exija sua carteira de volta pois vc irá começar no outro emprego, diga que não quer nada da Kallunga, se demorarem ou se negarem a devolver de imediato diga que irá processar por dano moral (tente gravar sua conversa com a pessoa do RH). Quando ela definitivamente se negar a devolver a CTPS, diga que tem a conversa gravada, e que vc irá tirar a segunda via de sua CTPS e ainda vai ganhar uma grana preta pois além da indenização por terem retido sua carteira, irá exigir o salário do mês de dezembro e toda a verba rescisória de uma dispensa sem justa causa o que inclui o aviso prévio, visto que o contrato de experiência não é obrigatório, celebra-se se os 2 lados quiserem, e lembrando que o contrato tinha de ser datado no máximo no dia em que começou no trabalho, nenhum dia depois!!!!!

    R

    Rafael F Solano Quinta, 31 de dezembro de 2015, 10h00min

    E tire logo uma segunda via de sua carteira, caso a Kalunga tenha perdido sua CTPS ao menos vc não ficará impedido de começar no novo emprego.

    E quando chegar para falar com o RH chegue com educação, sem familiaridades (eles não são seus colegas, amigos do peito), seja educado e vá direto a questão, mantenha a calma, demonstre ser uma pessoa séria e informada.