Tenho uma conhecida que vem pagando regularmente todas as prestações de uma apartamento financiado pela CEF, ocorre que há alguns meses a caixa ecônomica vem cobrando uma parcela de Janeiro de 2005 e inclusive a cobrança já está nas "mãos" de um escritório de cobrança. Quando vem o boleto do para pagar, vem a cobrança do mês e a da parcela que segundo eles não foi paga, além de juros. Bom gostaria de saber se posso entrar com uma ação de indenização no juizado especial ou tenho que entrar na justiça federal contra a CEF?

Respostas

    T

    Thiago Ribas dos Santos Sexta, 04 de maio de 2007, 11h35min

    Juliano, conforme decisão salvo engano do STF as instituições bancárias aplica-se o CDC e cobrança indevida deve ser ressarcida em dobro!

    J

    João Carlos Alexandre dos Santos Sexta, 04 de maio de 2007, 18h55min

    Juliano, apesar de atualmente eu não estar prpondo ações na Justiça federal entendo que se vc tiver, pois não cita que tem o comprovante de pagamento cobrado indevidamente realmente pago, deve ingressar com Ação indenizatória junto ao Juizado Especial Cível e Criminal da Justiça Federal, juntando também se houver algum comprovante de inserção de sua constituinte em órgãos restritivos de crédito, se houver, junte também uma comprovação de que ela não conseguiu crédito no comércio por causa desta restrição negativa, a indenização não poderá superar o limite de 40 salários mínimos.

    Espero ter ajudado
    Um abraço.

    Clarisse Lopes

    Clarisse Lopes Terça, 08 de setembro de 2015, 18h02min

    Boa Noite, tenho um financiamento habitacional junto à Caixa Econômica Federal. Meu vencimento é sempre dia 20 e todas as minhas parcelas estão pagas. Já são 4 meses que receb cobranças por Telefone apenas, não me negativaram apenas ouve a ameaça. como estou com os pagamentos em dia me dirigi a minha agência e contactei o gerente. o mesmo tirou cópia de todos os pagamentos e disse que em 24 horas iria regularizar tudo. Pois bem hoje recebo uma ligação e sou informada que estou com 19 dias em atrasado. como posso proceder?

    Maria Gildete Araujo

    Maria Gildete Araujo Quinta, 19 de janeiro de 2017, 9h51min

    Estou com o mesmo problema. Já encheu o saco. Ja fui na agência e nada resolveu, vou entrar com uma ação.