Bom dia.

Eu gostaria de saber se existe algo que possa ser feito ou se a única opção seria realmente cancelar o seguro.

Meu pai tem 80 anos, realiza um pagamento de um seguro de vida do antigo Banco Banespa desde 1994, sem falhar nenhum mês, mas após a transição para o Banco Santander, a cobrança está se tornando cada vez mais abusiva, em 2013 era em torno de R$ 1000 ao mês, no ano seguinte, R$ 1250, em 2015 em torno de R$ 1550 e agora neste de ano de 2016 pretendem cobrar o valor de R$ 1800 pelo que o meu pai se informou junto ao Banco, e lhe disseram que o valor do Prêmio diminuiu para cerca de R$ 100.000, eu não entendo o que está acontecendo, mas claramente algo não parece estar certo, e meu pai está quase cancelando o seguro sem fazer nada, ele não confia no Poder Judiciário do país, sempre trabalhou duro para ganhar o que tem na fazenda, então há algo que possa ser feito nesta situação? Agradeço desde já!

Obrigado.

Respostas

    L

    Luguevas Sexta, 08 de janeiro de 2016, 8h08min

    Iris: não sei exatamente como funciona o contrato de seguro do Santander, mas como tinha um seguro do Banco do Brasil e também passei por isso, resolvi ler o manual e percebi que quanto mais velha for a pessoa, mais aumenta o prêmio, que em seguro é a mensalidade e não a indenização. Percebi que a cada ano o valor era o INPC mais uma alíquota por exemplo, de 15 por cento num ano, 16 no ano seguinte, 17 no outro e assim por diante. Ainda bem que vi isso aos meus sessenta anos e cancelei o seguro por ser contraproducente. Tudo bem que quanto mais velha a pessoa maior o risco de morrer, mas acho um absurdo um seguro que já é antigo, subir desse jeito. Não sei como as autoridades não tomam uma providência! Acho muito certo essa coisa de reciprocidade. Um pouco para um lado e um pouco para o outro. Mas nesse caso é pura extorsão, considerando que a pessoa já pagou por longos anos. Se eu continuasse com o maldito seguro, cada ano iria me sobrar menos da aposentadoria e comprometida a minha qualidade de vida. Compromisso que só iria beneficiar os segurados jovens e saudáveis, depois da minha morte! Por isso dei um basta e não me arrependi. Expliquei a eles que não pretendo dar fim ao meu patrimônio, mas não quero uma velhice sacrificada financeiramente. Velhice, por si só já é ruim e com pouco dinheiro o que dizer!

    ?

    Desconhecido Sexta, 08 de janeiro de 2016, 8h23min

    Obrigado por responder!!

    Neste caso, acho que pode ser a melhor opção, acho que não adiantaria perguntar, mas farei assim mesmo, será que tem como recuperar parte do valor investido? Acredito que não, deve existir alguma cláusula no contrato que impede que isso aconteça, daria para mover algum tipo de processo? Ou só nos resta aceitar o valor que foi levado e seguir em frente?

    L

    Luguevas Sexta, 08 de janeiro de 2016, 12h17min

    Iris: Já vi aqui na internet um caso de um senhor que entrou na justiça pleiteando o direito de ter os aumentos normais e não pela idade avançada. Foi contra o Banco do Brasil. Ele ganhou. Coloque no google e poderá encontrar.