Moro em um condominio de casas e tenho um pastor alemão. Ele é dócil manso e é tratado e amado como um filho. Eventualmente, os donos de outros cachorros do condominio passeiam com seus animais. Quando meu cão vê, ele late, mas apenas no momento que o outro cachorro passa. Meu cachorro dorme dentro de casa e acorda tarde. Fica em silencio na maior parte do dia. Mas minha vizinha da frente implica muito com os latidos dele. Ela alega que acorda tarde e que o latido dele a incomoda.Já fez um escandalo,o que me deixou perplexa. Como sou educada, não respondi. Já pensei em filmar o dia todo o comportamento do meu cachorro para que alguem possa analisar, mas não tenho uma maneira barata de fazer isso. Minha dúvida é: cachorro pode latir em casa? quanto tempo? Vale a pena mencionar que uma vez ela me mandou uma carta e fui pessoalmente entrar em acordo com ela. Tudo o que combinamos eu cumpri, mas ela continua na implicância.

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 12 de janeiro de 2016, 16h47min

    SÓ HA UMA CONTRAVENÇÃO PENAL QUANDO O ANIMAL LATE INCESSANTEMENTE E O DONO.

    Das Contravenções referentes à Paz Pública.

    Artigo 42 - Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheiros:

    I - com gritaria ou algazarra;

    II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

    III - abusandode instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

    IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda.

    PENA: Prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

    Veja a Lei 3688 por completo em .

    Mais uma vez repito que não importa se o vizinho perturbador exerce atividade lícita e tem até Alvará de Funcionamento pois a licença não dá a ele o direito de perturbar o sossego do vizinho. Lembro também que a perturbação pode ocorrer de noite ou de dia e que pode até ser latidos do "querido" cachorro da vizinha.

    AGORA NÃO SE PODE PROIBIR 100% QUE O CÃO NÃO VENHA A LATIR.

    M

    MTB Recursos Suspenso Terça, 12 de janeiro de 2016, 18h58min

    Até em casos onde os cães latem fora do normal, existem umas coleiras anti-latidos a venda no mercado livre, essa coleira da um pequeno choque quando o cão late forte, e isso usado em pouco tempo, educa o animal fazendo com que ele deixe de latir constantemente.

    R

    Rafael F Solano Terça, 12 de janeiro de 2016, 20h40min

    Vc tem de educar seu cão para que não se exceda quando ver outros cães, isso demonstra que ele é muito ansioso.

    ?

    Desconhecido Terça, 12 de janeiro de 2016, 20h46min

    Estou sendo muito sincera e sensata.
    Ele late muito pouco. Imagino que se contar o tempo o dia todo, não totalizaria 5 minutos. Late apenas quando vê um cachorro, que não é uma cena corriqueira.
    Minha dúvida nesta mensagem enviada, é se um cachorro não tem o direito de latir eventualmente.

    M

    MTB Recursos Suspenso Terça, 12 de janeiro de 2016, 22h48min

    O cachorro tem o direito de latir sim heloisa, mas o dono tem que cuidar para que esses latidos não sejam incomodos para outras pessoas, entende?
    eu tenho cachorro também, e concerteza ele late!
    mas não houve reclamação até agora, pois são poucos e curtos os latidos dele.
    se voce nao recebeu nenhuma reclamação ainda, nao tem com o que se preocupar.

    D

    Desconhecido Quarta, 13 de janeiro de 2016, 8h00min

    FOI O QUE EU DISSE, 100% É IMPOSSIVEL DE VC CONTROLAR OU DE QUE O CÃO NÃO LADRA.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 13 de janeiro de 2016, 12h01min

    Já pensou em?! Uma lei proibindo os cães de latir?
    Sabe que não podemos duvidar disso, não? Falou em multa, arrecadação, o governo brasileiro é capaz de tudo kk

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de janeiro de 2016, 15h11min

    Heloisa, se vc sabe que seu cão não late o tempo todo, não é ansioso e nem descontrolado, mande a vizinha às favas.

    ?

    Desconhecido Quarta, 13 de janeiro de 2016, 15h15min

    Rafael, tenho vontade, mas não quero me indispor. Eu sei que ele não late muito. O problema é que a vizinha é esposa do síndico e amiga de todos os funcionários, além de extremamente politica com os outros moradores. Sou nova aqui.