A

    Amaro Dewes Domingo, 17 de janeiro de 2016, 19h57min

    Olá ! Qual a forma da aquisição da casa ? E a data da aquisição em relação a convivência ?

    R

    Rafael F Solano Domingo, 17 de janeiro de 2016, 21h35min

    A casa era o unico bem do falecido? Era somente dele? E a madrasta, era casada no civil ou em união estável?? Ela tem algum impovel que seja dela?

    ?

    Desconhecido Segunda, 18 de janeiro de 2016, 10h06min

    Bom dia. Eram casados no civil (não lembro o regime de casamento), casa comprada antes de legalizar a união, mas ela pagou também um valor da casa, único bem. Ela hoje por conta de as filhas estarem morando na casa, ela esta morando com a mãe. (Sendo que estão dentro da casa, em um momento que ela saiu para uma viagem)

    A

    Amaro Dewes Segunda, 18 de janeiro de 2016, 10h14min

    Olá ! Veja bem, duas situações: a uma, ela pagou parte da casa. Logo, isto é reconhecimento de que ela possui parte na casa em face da aquisição; mais: compraram juntos e enquanto na convivência. Isto, quando menos, ela terá direito na metade da casa. A segunda, é preciso dissecar o regime de casamento para ver eventuais outros direitos de ambos.

    ?

    Desconhecido Segunda, 18 de janeiro de 2016, 10h30min

    Muito obrigado pelo esclarecimento Amaro

    A

    Advogado Segunda, 18 de janeiro de 2016, 10h36min

    A madrasta tem direito a meação que é 50% sobre o bem, independentemente de quanto tenha pago, ou mesmo que não tenha pago nada.

    Ela também tem DIREITO REAL DE HABITAÇÃO sobre esse bem, ou seja, tem o direito de morar no imóvel até o final de sua vida, mesmo contra vontade das filhas do falecido, sem pagar nada por isso.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 18 de janeiro de 2016, 13h18min

    Se ele usou recursos de antes da união na tal aquisição, ela somente terá direito a METADE do que ela alega ter pago, quer dizer, a parte que não foi paga com recursos dele.