Deixei de pagar o cartão de crédito da IBI card em 10/05/2005, pois, os juros estavam altos e não consegui cumprir com minhas obrigações, desde então tento de todas as formas fazer um acordo, onde esses juros dimiuem e eu possa pagar, mas, pelo contrario eles são irredutiveis em baixar os juros e minha divida só aumenta, enquanto isso meu nome fica sujo e não consigo obter novos créditos, onde posso recorrer judicialmente, para que eles sejam punidos por isso e o problema seja resolvido, pois, só falta 01( um) anos para essa divida cadudar. desde já aghradeço.

Respostas

    D

    Dé Assumpção Quarta, 09 de julho de 2008, 13h31min

    Olá Cris Sheid!

    Tenho uma situação parecida com a sua. Quase o mesmo valor. Depois de um ano eles me ligando e eu sempre dizendo que tinha apenas R$ 300,00 e era tudo que eu tinha, que era pegar ou largar. Me ligaram hoje e eles deram uma proposta de R$ 370,00. Estou fechando hoje essa dívida! Mas eles ficam ligando mesmo. Mandam para SPC e afins. Como não precisava do nome limpo, deixei rolar!

    Boa sorte!

    J

    Jurgen Terça, 23 de setembro de 2008, 21h28min

    O que quer dizer: ação monitória ou de conhecimento condenatória (rito comum) ?
    O que acontece após 5 anos sem pagar uma divida de cartão de crédito ? Caduca ?
    Caducando a dívida você esta livre da dívida ou a empresa pode continuar requerendo a divida ? ou pegar os seus bens ?
    É necessário pagar os juros abusivos ? Em 1 ano são 168% só de juros, ja em 5 anos são 5*168%=840% dez vezes mais (só de juros sobre juros)
    Não é proibido cobrar juros compostos ?
    Uma divida de cartão de crédito pode ser protestada em cartório após os 5 anos decoridos no SPC e SERASA ?

    C

    Carlos Andrade_1 Quarta, 24 de setembro de 2008, 11h14min

    Sim, a capitalizacao de juros eh vedada se nao estiver no contrato. E os juros devem seguir a media de mercado, sob pena de abusividade. Tudo isso pode ser revisto, podendo tornar vc de devedor a credor do banco.

    Sds,
    Carlos Andrade
    www.carlosandradeadvocacia.com

    L

    livio Quinta, 09 de outubro de 2008, 11h47min

    Bom dia,
    estou recorrendo a este forum, pois tenho uma dívida de cartão de crédito no valor de R$26.000,00 sei que a maioria é por juros abusivo, não consegui pagar minhas faturas pois fique desempregado por 6 meses me separei neste péríodo e ainda tenho que pagar penssão alimentícia, na época em 2006 tentei negociar mas como em todas as formas de pagamento o valor das parcelas era superior ao valor do meu novo salário não tive condições de negociar a dívida. hoje recebi uma ligação da NBN assessoria de cobrança me oferecendo um desconto e teria que pagar um valor total de 4.000,00, porém disseram que teria confirmar se iria ou não pagar falei que não tenho esse valor mas quero pagar tentei parcelar mas não conseguiria pagar o valor das parcelas então pedi um prazo pois não tenho nenhum bem que eu possa me desfazer para quitar a divida, então a pessoa começou a ser grosseira e me falou que ia mandar para cobrança judicial e eu teria que pagar na justiça dizendo que eu não queria pagar que estava sendo desonesto ( o que mais quero é pagar esta dívida). a proposito o cartão e do Panamericano

    Queria saber se posso ser cobrado judicialmente?

    Queria saber se isso prescreve como falam em 5 anos?

    Se mesmo prescrevendo posso quitar o debito assim como fiz com o Banco do Brasil já estava prescrito mas mesmo assim quite?

    J

    Julio_1 Segunda, 13 de outubro de 2008, 12h38min

    Olá, gostaria de saber se quando o o nome entra na lista de inadiplentes spc/serasa por não pagar dividas com cartao de credito o juros continuma subindo mesmo com o nome negativado? ou por exemplo a pessoa devia 500,00 e teve como pagar e resolveu pagar depois de uns 8 meses, o juros continum subindo ou parm apartir do momento q o nome é negativado??

    K

    Karol_1 Terça, 14 de outubro de 2008, 23h53min

    Boa noite, doutor!

    Por favor preciso muito da ajuda de vcs, estou com 4 cartões de crédito inclusos no spc e serasa com uma divida de aproximadamente 35.000, tive uma perda salarial de 60%, algumas pessoas "amigas" que compraram no meu cartão não pagaram e tudo complicou, tentei um acordo nas minhas condições que foi frustado, eles disseram que vão entrar na justiça contra mim, nao tenho nenhum bem. O que pode ocorrer??? Por favor se for possivel coloque tudo o que eles podem fazer.

    E

    Eduardo Marcello Segunda, 03 de novembro de 2008, 15h21min

    Boa tarde, doutor!

    Por favor, preciso de ajuda! Há um tempo atras fiz um cartão de crédito de um supermercado aqui desta cidade! Estava pagando o minimo da fatura, mas percebi que, ao invés de diminuir o valor da dívida, o valor só aumentava! Em julho deste ano ela estava em R$ 1.600,00! Hoje, 03/11/08, a dívida está em R$4.000,00! Eles me avisaram que a dívida irá para o setor jurídico da empresa! O que eles poderão fazer contra mim? Poderei ir preso ou perder algum bem que possuo?

    L

    Lígia_1 Segunda, 03 de novembro de 2008, 20h01min

    Boa noite...
    Preciso do auxilio de vcs, estou devendo em dois cartoes de credito, ate agora sempre pagando o minimo, mas no mes de outubro nao deu para pagar nem o minimo, pois estou doente (desde 2002 auxilio doença inss) e complicou a situação tendo que gastar com remedios senao perderia meu pe esquerdo. Telefonei avisando que nao daria para pagar os cartoes vencimento 10/10/08. Eles entraram em contato comigo dizendo que para fazer acordo eu teria que pagar o minimo, expliquei que nao tinha condiçoes. O mastercard entao me disse para aguardar 23 dias para poderem fazer acordo, o visa tb ligou e expliquei a situação (sempre dizendo aos dois que foi por motivo de doença) qual nao foi minha surpresa que no dia 27/10/08 consultando minha conta vi que cobraram no meu cheque especial as duas parcelas minimas dos cartoes, liguei reclamando pois tinha cheques a cair (justamente de remedios) e que minha conta estouraria, me disseram que eles podem fazer isso por conta do contrato firmado por mim e o banco, e que as regras mudaram em maio deste ano, me deram o site do banco santander para consultar, sendo que faz muito tempo que tenho esses dois cartoes. Mas se mudou as regras neste ano como me disseram eles podem fazer isso...Estou preocupada...Pedi para me devolverem a quantia e me disseram que foi enviada para soluçao de problemas, mas hoje 03/11/08 chegaram as faturas constando o debito em conta corrente, juros de atraso, enfim de 2056,88 passou para 2518.34, de 635.29 para 766.19. O que faço ...Tenho que fazer acordo mas estou com medo pois notei que nao respeitam nada e nem ninguem...Ha alguma forma de eu pagar de forma justa e que caiba no meu orçamento que ja esta complicado devido minha doença???? Tudo no pais demora...Demora para me aposentarem, meu fgts nao posso pegar....Que faço???? Nao quero ficar devendo mas nao tenho como assumir parcelas altas...Estou desesperada...

    C

    Claudio_1 Quarta, 19 de novembro de 2008, 17h55min

    Tenho um cartão VISA e ele esta vinculado ao banco HSBC desde agosto eles vem debitando o valor minimo na minha conta sem minha permissão pois tenho enfrentado dificuldades para paga-lo totalmente eu liguei pedi para que eles mudassem essa situação e me disseram que isso esta no contrato como devo fazer?

    C

    Camy Quarta, 19 de novembro de 2008, 18h13min

    Para Cláudio _1

    Não compete ao banco essa faculdade de descontar automaticamente do saldo da conta salário determinados valores para quitar dividas do cliente com cartão magnético, empréstimos e cheques especiais.
    Essa atitude é contra a lei, uma vez que o salário é impenhorável, já que é responsável pelo sustento do devedor bem como de sua família. Para que o pagamento da divida seja feito dessa forma, tem que haver a autorização do cliente, o que não é o caso, como você mencionou.

    Porém, as instituições financeiras oferecem opções de utilização dessa conta que desvirtuam sua verdadeira função, que seria o de receber o salário. Dessa forma, há dias posições: uma de que, uma vez descaracterizada a conta salário, quando da utilização desta para emissão de cheques, utilização de compras com o cartão de crédito, transformando-se numa conta “comum”, o banco possa lançar mão desse direito e efetuar os descontos. A outra, que melhor se adapta no seu caso, é que de fica proibido o desconto automático feito pelas instituições financeiras não só em relação a conta salário como em conta corrente comum (de acordo com a resolução 2876 – Banco Central).

    È bem provável que sua mãe poderá ingressar com uma ação para tentar o cancelamento desse desconto indevido.

    Há julgados favoráveis a esse respeito. Veja:

    EMENTA: AÇÃO DE CANCELAMENTO DE DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO. O entendimento da Jurisprudência é no sentido de que deve ser afastada a utilização pelo credor do salário ou vencimento do devedor para pagamento de parcela de empréstimo. Inteligência dos arts. 649, IV, do CPC, e 7º, X, da CF/88. Sucumbência invertida. DERAM PROVIMENTO AO APELO. (APELAÇÃO CÍVEL Nº 70008065641, DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS, RELATOR: ERGIO ROQUE MENINE, JULGADO EM 17/03/2004)

    EMENTA: DESCONTO EM CONTA CORRENTE. SALARIO. E INDEVIDO O DESCONTO DE VALOR REFERENTE A DIVIDA BANCARIA DIRETAMENTE NA CONTA-CORRENTE DO DEVEDOR, SE TAL PROCEDIMENTO NAO FOR AUTORIZADO PELO CORRENTISTA, AINDA MAIS SE HA DISCUSSAO JUDICIAL ACERCA DA PARCELA DEVIDA. DECISAO MONOCRATICA. AGRAVO PROVIDO DE PLANO. ART. 557, § 1º- A, DO CPC. (AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 70006718605, DÉCIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS, RELATOR: DES. ANA BEATRIZ ISER, JULGADO EM 04/08/2003).

    E

    ELISANGELA JOAQUIM RODRIGUES Quinta, 20 de novembro de 2008, 15h19min

    Boa Tarde!!

    A meses estou com uma dívida com cartão credicard, sempre cumpri com minhas obrigações, só que motivos pessoais, não tive como pagar o valor da fatura total e por isso,estou evitando de usar o cartão novamente, e pagando apenas o mínimo. Só que quanto mais pago o mínimo,com o juros alto, parece não resolver o meu problema( que é diminuir o valor da fatura e quitar com minhas dívidas). Com isso, procurei a Empresa Credicard, e a meses tento um parcelamento da fatura, e a mesma alega, que o serviço está temporariamente indisponível.E não consigo realizar esse acordo! Só que na fatura atrás impresso, um dos serviços que eles dizem que temos direito, é o parcelamento da fatura! Por favor, me esclareça, como uma empresa lhe fornece um serviço e não cumpre com isso, dando sempre a mesma desculpa que está indisponível, e eu quero pagar minha dívida de uma maneira acessível , e a empresa não lhe oferece nenhuma alternativa? Será que o Procon,me ajudaria? Eu quero pagar uma dívida e não consigo!

    P

    PAULO DE TARSO_1 Quinta, 27 de novembro de 2008, 22h56min

    A minha mãe recebeu alguns cartões de crédito, sem que os houvesse solicitado de uma administradora de cartões. E eu recebi os cartões adicionais. Diante de um problema de saúde que ela apresentou, resolvemos usar os cartões. Infelizmente, até o momento não conseguimos regularizar a nossa situação com a administradora dos cartões. Dessa situação decorreram dois problemas. O primeiro é que o nome dela foi incluído no spc. O segundo é que o setor de cobrança me procurou várias vezes para cobrar a dívida relativa aos cartões e chegaram a me constranger com a cobrança, recorrendo a ameaças.
    A minha mãe tem agora 73 anos e devido ao problema de saúde que teve, foi submetida a implante de marcapasso e me passou uma procuração para tratar do problema por ela, já que ela, pela idade e pelo problema de saúde apresentado, não está em condição de tratá-lo com a administradora.
    Reconhecemos que temos uma dívida em decorrência da inadimplência com os cartões mas estamos sofrendo com a forma como temos sido cobrados. A admistradora tem o direito de constranger as pessoas que estão inadimplentes fazendo ameaças ou insultando-as? O que fazer diante disso? Quais as conseqüências imediatas da inadimplência?

    C

    Consultor José Reis Sexta, 28 de novembro de 2008, 13h55min

    Pessoal, sou Consultor Documental, Mediador de Conflitos e Escritor. Atuo na Prestação de Serviços de Consultoria On-line com Elaboração de Teses e Pareceres, além de elaboração Petições em geral com Destaques para a área de Direito do Consumidor. ATUALMENTE JÁ CONSEGUIMOS RETIRAR O NOME DO SPC, SERASA, BACEN, CCF E CADIN VÁRIOS COLEGAS ADVOGADOS, ACADEMICOS, ESTUDANTES, PROFISSIONAIS AUTONOMOS E MUITOS OUTROS. INCLUSIVE ELABOREI DOIS EBOOKS TRATANDO EXCLUSIVAMENTE DESTE ASPECTO DE REABILITAÇÃO DE CRÉDITO, com orientações claras acerca de como resolver essas pendências sobre protesto, cheques prescritos e tantas outras coisas pertinentes ao tema em questão. SUGIRO QUE VISITEM NOSSO SITE: http://consultoriadocumental.rg3.net e qualquer coisa entrem em contato conosco para uma consulta on-line, onde todos poderão obter um Parecer e orientações até atuar em conjunto conosco e conseguir solucionar a questão. Abraços a todos!

    F

    fernanda naves Segunda, 01 de dezembro de 2008, 12h14min

    Quero cancelar meu cartao de credito. Preciso quitar as compras que estao nele parceladas?

    C

    Camy Domingo, 07 de dezembro de 2008, 19h19min

    Fernanda, com certeza.... procure a agência e quite suas compras...

    C

    Camy Domingo, 07 de dezembro de 2008, 19h23min

    Eduardo, preso por esse motivo com certeza vc não irá. O que eles podem fazer é entrar com uma ação de cobrança contra vc...caso não tenha condições de pagar, ai sim poderá penhor algum bem em seu nome para garantir o valor da divida... espero ter ajudado..

    R

    Rose Oliveira Terça, 09 de dezembro de 2008, 13h34min

    Boa tarde, estou na mesma situaçao com o cartão de credito, uma dívida de R$10.000,00 ate o momento, eles me derao uma oportunidade de pagar R$13.000,00 em 24x de 548.50, devo esperar eles me oferecerem uma reduçao da divida , ele me amearam dizendo que um oficial de justiça iria ate a minha casa caso em nao pague a divida. o que devo fazer? Eles podem mesmo mandar um oficial.

    R

    Rose Oliveira Terça, 09 de dezembro de 2008, 13h41min

    Estou com divida no cartao de credito no valor de R$10.000 a proposta e de R$13.000, pagar em 24x de 548.50, e eles me ameaçaram dizendo que um oficial de justiça iria na minha casa, ele podem fazer isso como posso proceder. aguardo resposta

    R

    Rose Oliveira Terça, 09 de dezembro de 2008, 13h45min

    Estou com divida no cartao de credito no valor de R$10.000 a proposta e de R$13.000, pagar em 24x de 548.50, e eles me ameaçaram dizendo que um oficial de justiça iria na minha casa, ele podem fazer isso como posso proceder. aguardo resposta

    P

    pablo_1 Suspenso Segunda, 15 de dezembro de 2008, 20h20min

    Nome sujo protestos em cartorio protesto juridico ? saia do sufoco financie seus debitos sem burocracia e enrolaçao Financeira Real ligue 64 92166466 ou por email [email protected]