Prazo para desocupação de imóvel alugado comprado?

Há 8 anos ·
Link
· Editado

Olá, há cerca de um ano minha mãe comprou um apartamento que estava alugado. O inquilino já morava lá há uns 4 anos e o contrato estava com prazo indeterminado, podendo ser rompido a qualquer momento. Agora minha mãe pediu o apartamento para uso próprio. Ela foi informada pela imobiliária que o inquilino tem o prazo de 30 dias para desocupar, porém disseram que o mesmo pode atestar que não encontrou um novo imóvel para morar e ficar mais seis meses no local. Não encontrei nenhuma fonte que confirmasse essa informação, alguém pode nos ajudar?

O imóvel encontra-se em Porto Alegre, caso seja relevante.

5 Respostas
GLC
Há 8 anos ·
Link

Segundo a Lei 8245 o prazo é de 909 dias. Aconselho que faça uma notificação em duas vias para a desocupação na qual ele deve assinar, caso não saia deve entrar com uma ação de despejo.

fauve
Advertido
Há 8 anos ·
Link

O prazo é de 90 dias. Ocorre que se ele não desocupar o imóvel nesse período você não pode simplesmente coloca-lo para fora, será preciso ação judicial. Então é torcer por um bom acordo, ok? Boa sorte

GLC
Há 8 anos ·
Link

Certamente Fauve, só que digitei 909, na realidade é 90 dias.

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Muito obrigada pelas respostas! No caso no momento da venda o inquilino não quis comprar o apartamento. Recebemos notícia que ele irá respeitar o prazo de 30 dias, só achei muito estranho mesmo essa informação de 6 meses dada pela imobiliária. Muito obrigada a todos que responderam. Caso não saia em 30 dias, vamos tentar um acordo! Obrigada pelos esclarecimentos.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta