Uma determinada empresa fabricante X (representada) contratará uma outra Y para representá-la (representante), captando clientes e intermediando vendas dos produtos daquela. Essa empresa representante Y também terá contrato de representação comercial com a empresa fabricante e beneficiadora Z (outra representada). X pagará a Y uma comissão pelas vendas no percentual de 2%.

1) Para Y vender produtos que X fabrica mas que Z faz beneficiamento, qual contrato deve usar? No de representação comercial não se pode colocar obrigação de repasse de produto de X para Z para fazer beneficiamento.

2) Como saber sobre qual valor a comissão de 2% que deverá ser paga por X a Y será cobrada nos casos em que houver beneficiamento do produto por Z? A nota fiscal será em nome do comprador final? Como fazer para a comissão de 2% de X para Y não ser calculada sobre o produto beneficiado por Z mas somente pelo produto bruto vendido por X? Ou seja, como fazer para X não pagar comissão em cima do acréscimo de valor realizado por Z?

3) Como fazer para constar no contrato que em casos de beneficiamento somente Y poderá fazê-lo? E quem o pagará Z?