Separação e guarda dos filhos.
Meu irmão é casado há 12 anos e possui uma filha de 1 ano. Por ele, pediria o divórcio, pois brigam muito e já não gosta dela como antes. Ele resolveu sair de casa e morar sozinho, mas sempre ajudou no que podia com relação à filha. Até que ela teve a oportunidade de mudar de cidade e queria levar minha sobrinha e ele com medo de ficar longe da filha resolveu voltar a morar com a mãe, porque um motivo que também contribuiu para essa mudança de cidade foi o fato de ele não querer nada com ela. Ou seja, voltou com ela apenas por causa da filha.
O que fazer? Como sair dessa situação de ficar refém de sua esposa por causa de um filho?
A decisão quanto ao divórcio é de seu irmão e a esposa dele, não sua. Sinceramente, você não deve se meter nesse assunto pois não lhe diz respeito. Como parente, o máximo que podemos (e devemos) fazer, é oferecer apoio aos nossos familiares e zelar pelo seu bem estar, na medida de nossas forças, sem lhes embotar a própria liberdade e privacidade. Ele não é refém da esposa, pois está com ela por sua própria vontade. Ainda que não seja por amor, um motivo suficientemente forte o mantem nesse relacionamento.
Deixe que os dois se resolvam, e após a decisão deles, dê apoio. É apenas isto que você pode fazer. E é o mais digno a se fazer.