Cobranças indevidas no aluguel

Há 8 anos ·
Link
· Editado

Olá,

Gostaria de esclarecer uma dúvida quanto a cobranças indevidas no aluguel. Aluguei um apartamento pela imobiliária e foi determinado um determinado valor x somando-se alguel, IPTU e condomínio. Porém, logo no segundo mês começou a aparecer cobranças referentes a honorários de advogado e à manutenção de bombas de água que fora realizada em período anterior ao que eu iniciei o contrato de aluguel. Estas cobranças chegaram a superar em R$100,00 o valor acordado x. Nunca atrasei nenhum pagamento e tenho todos os documentos guardados. Fui até à imobiliária e questionei a cobrança, desde então o aluguel passou a vir corretamente, porém eles não mencionaram a possibilidade de ressarcir os valores que já paguei a mais. Imagino que estas cobranças sejam indevidas e, caso eu esteja certa, em qual artigo ou lei poderei me amparar para questionar a imobiliária e exigir o ressarcimento? Agradeço desde já.

Gabriela

2 Respostas
Hen_BH
Advertido
Há 8 anos ·
Link
· Editado

Vejo aí dois tipos de despesas: a manutenção da bomba d'água seria uma despesa ordinária (a cargo do locatário), e a despesa com honorários de advogado seria despesa extraordinária (a cargo do locador).

Ocorre que mesmo que uma delas esteja a cargo do locatário, no seu caso ela realmente é indevida, uma vez que se referem, ambas, a período anterior à locação.

Se a imobiliária regularizou a cobrança mensal, retirando tais despesas do seu boleto, ela reconhece que a cobrança foi indevida. Sendo assim, notifique-a por escrito para que efetue a compensação do valor pago a mais, com a correspondente redução nos boletos do meses seguintes.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Muito obrigada! No caso, o que torna a cobrança indevida seria o inciso IV do Art. 22 da Lei do Inquilinato - "IV - responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação;"?

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta