Posso fazer algo legalmente sobre meu ex ensinar a chamar outra pessoa d mãe?
Olá,o pai da minha filha ensinou ela a chamar sua atual companheira d mãe,quando ela esta com ele e se refere a mim,diz mamãe Elaine, e diz q tem duas mães,tentei conversar com ele mas ele nega fazer isso, tem algo q possa fazer legalmente quanto a isso?
Elaine, o site é sério, sim. Infelizmente, alguns acham mais fácil julgar. Legalmente, só seria visto como alienação parental se tentassem diminuir sua imagem para a criança. Agora pasme, eu vi um caso contrário. Um homem foi acusado de alienação contra a mãe por proibir a filha de chamar o atual marido dela de pai. Está a mais de um ano sem direito a ficar sozinho com a filha, o juiz determinou visitas assistidas dizendo que ele constrangia a criança, é mole? Apesar de ser amiga do casal, não acho certo. O que pode fazer é fingir que não entende. Quando ela se referir à madrasta como mãe, você sempre vai perguntar: EEEEEEEEEEEEEEEEEEu? Aí ela vai entender que de fato a mãe é só você. Faço uma brincadeira com meu filho de quatro anos que talvez funcione com você. Costumo perguntar o que ele vai fazer se alguém disser que não sou mãe dele. Ele responde que viu as fotos dele na minha barriga. Crie o hábito de mostrar fotos da gravidez para ela, tomando o cuidado de nunca mencionar essa história. Ela mesma vai acabar questionando como é que a outra pode ser mãe se nunca "guardou" ela na barriga.
Obrigado Tatiana Braga! É bem difícil lidar com essa situação, pois não quero d forma nenhuma q minha filha perca a convivência com o pai e seus familiares,acho q o vínculo com eles é muito importante para ela,nós não nos damos bem,por essa razão, nos falamos muito pouco e sempre por telefone, mas não quero q isso interfira no convive o dela com o pai,a guarda dela é minha,ele tem seus dias d visita e tal,mas em acordo com ele decidi deixar as visitas livres,sendo assim,quando ela pede pelo pai,ligo pra ele vir busca-la,mas vejo q ela fica confusa com essa questão, mas tentarei seguir o teu conselho,muito agradecida! Grande abraço.
Elaine, uma autora chamada Clarissa Pinkola Estes diz que todo mundo tem uma mãe, mas alguns com mais sorte tem duas ou mais. Sinceramente, pelo que você diz, não existe alienação parental porque o pai não está diminuindo ou prejudicando sua imagem de mãe para com a criança. Ao contrário, ele mantem esse vinculo contigo e parece querer criar um vínculo sadio da menina com a atual esposa. Nenhum juiz daria razão a você, porque o pai está agindo da melhor maneira possível (segundo o seu relato).
Se te incomoda que sua filha chame outra pessoa de mãe (embora o seu "lugar de mãe" esteja preservado) talvez o problema esteja com você.
Outra questão, se você liga para o pai apenas quando a criança pede por ele, você é quem está promovendo alienação. A criança deve ser estimulada a conviver com ambos os genitores. E não se pode esperar dela, que ainda está em fase de desenvolvimento, que considere o momento mais oportuno para travar contato com o pai.
Ola Leandro,obrigado pelo esclarecimento, mas acho q não fui bem clara,sim, me encomoda q ela chame outra pessoa d mãe,mas isso não quer dizer q eu não queira q ela tenha vínculo afetivo com a madrasta,alias,quero sim q tenham uma ótima relação pois assim saberei q ela estará bem,outra coisa quando eu disse q ligo p ele apenas quando ela pede é por que esse foi o combinado entre nós dois,assim como,quando ele quer independente de ser dia d visita dele,ele tem livre acesso a ela.