Livros Escolares estão incluídos na pensão?

Há 10 anos ·
Link

Bom dia, meu nome é Vitor e me separei da mãe do meu filho há 5 anos mais ou menos. Desde sempre paguei pensão e metade do plano de saúde dele, mesmo quando isso me onerava por demasiado (no início da vida de separado). Pois bem, logo após eu conseguir um emprego de carteira assinada que ela me cobra valores que fui cedendo ao longo do tempo. Quando comecei a me relacionar com outras pessoas ela passou a criar barreiras para que eu visse meu filho sempre inventando algum evento nos finais de semana que me cabiam ficar com ele. Ano passado eu tentei "formalizar" as coisas e fiz um documento de reconhecimento de todas as prestações que já fiz a ele e desde então todo mês quando a pensão é paga eu lhe peço para assinar um papel reconhecendo o pagamento (acordo ainda é verbal). Eu pago atualmente cerca de 20% do meu salário líquido que engloba pensão + metade do plano de saúde além de 13º anual mas mesmo assim ela insiste em me cobrar tanto o material escolar, quanto livros e uniforme por fora desses valores. Estou tentando agilizar o processo de regularização mas gostaria de saber qual medida tomar enquanto não há a regularização. Pago os materiais, livros e uniforme ou pago apenas a pensão e o plano (que era o que eu pagava na época da separação já que meu filho tinha apenas 1 ano)?

4 Respostas
Marina
Há 10 anos ·
Link

Vitor, O ideal Eh vc regularizar o mais rapidamente possível a situação. Para mim vc da p correto que todo pai ( e mãe) deveria fazer, que Eh o amparo ao filho mesmo sem que estar determinado em juízo. Mas a verdade Eh que vc ainda não tem obrigação perante a lei de pagar nada. Como não há nada regulamentado, vc não tem pbrigacao de nada. Se vcs assinaram esse acordo, então o que deve ser feito Eh o acordo. Usualmente o dinheiro da pensão que sai da renda do genitor não guardião ( 90% do pai) deve ser o único dinheiro para criança, salvo se houver algo descrito na decisão, que deve-se desembolsar algo mais. Sabemos que dificilmente Eh isto que ocorre, até Pq a criança passa períodos com o pai e ele despende dinheiro com lazer, com remédios (caso a criança fique doente com ele), com roupas ( para ter na casa dele) , e por aí vai... Aquelas coisas injustas e esdrúxulas de nossa linda INjustica brasileira!

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Obg pela resposta Marina, estou tentando regularizar a pensão mas queria acabar com essa cobrança indevida que acho que sofro. Minha dúvida é em torno disso. Dar amparo ao meu filho é claro que vou dar sempre, porém creio que a mãe dele se utiliza do amor que tenho por ele para me tirar mais do que devido.

Marina
Há 10 anos ·
Link

Muitas mães se utilizam disso! A conta correta Eh que cada um contribua com 50% dos gastos da criança. Se vc está contribuindo com isso, vc está de acordo com o que deve ser. a mãe precisa contribuir com a parte dela Tb! Afinal de contas, com qual parte financeira ela está contribuindo? Ou ela alega que ela está cuidando dele e esta é a GRANDE contribuição dela? Pq se ela achar que é pesado, é simples: é só ela te dar a guarda e começar a pagar pensão... Ela tira o "peso" de criar o filho... Duvido que aceite! Muitas mães usam filhos colo forma de punição aos pais, como fonte de renda, como forma de contato com ex-marido... É por aí vai. É o pior disso tudo Eh a conivência que ainda encontramos no judiciário! Boa sorte!

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Pois é. Quando houve a separação eu passei a pagar tudo dele pela metade. Chegou a um ponto em que ela estava discordando do valor pq alegava lanche e essas coisas do dia a dia. Então nesse momento eu disse a ela, me mostra quanto ele gasta no total e dividimos metade para cada um. O que acontece é que a partir daí ela começou a "gerar" coisas para ele como festas de escola, brindes, dia de "alguma coisa" e por ai vai. Eu sempre fui solicito e sempre dei metade das coisas, mesmo quando não achava que tinha necessidade e que era "vaidade". Só que está chegando a um ponto absurdo. Ela quer colocar o meu filho em "N" atividades, mesmo eu não estando de acordo. A escola dele inclusive eu acho um absurdo, por mim estudaria em outro lugar porque creio que não valha o valor que pago.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos