Tenho uma empresa CNPJ que está inativa e não faço movimentação há muitos anos. Fui demitido no final de 2015 e quando fui dar entrada no meu seguro desemprego, foi constado uma restrição o qual possuo uma empresa aberta. Consegui fazer o agendamento no Ministério do Trabalho para maio/2016 para averiguação. Quanto a minha empresa inativa, já fiz a declaração e transmissão da RAIS Negativa e DEFIS Exercício 2015 com os valores zerados sem movimentação e tenho todos os recibos e comprovantes em mãos. O Ministério do Trabalho deve liberar meu seguro desemprego com a declaração e transmissão da RAIS Negativa e DEFIS Exercício 2015 da minha empresa CNPJ que está inativa com os valores zerados sem movimentação ou será necessário realizar o fechamento da empresa ? Você tem algum caso desses ?

Respostas

    D

    Dr. Márcio Borges Quinta, 10 de março de 2016, 13h22min

    Prezado, o Ministério do Trabalho está seguindo nova diretriz quanto a esse tipo de situação. Em dezembro do ano passado eles integraram ao sistema o registro de empresas, afim de evitar que pessoas que possuem rendas alternativas tenham acesso ao seguro desemprego. Infelizmente para receber o seguro desemprego está sendo exigido o comprovante de baixa da empresa e esta tem que ser anterior a entrada do pedido de seguro desemprego.

    Estou com algumas situações semelhantes no meu escritório e lhe digo que o único caminho viável até o momento é ingressar com ação judicial para receber seu seguro, uma vez que o Ministério do Trabalho não irá aceitar o pedido, a não ser que comprove que encerrou sua empresa antes da entrada do pedido de seguro desemprego.

    Fabiana Costa

    Fabiana Costa Sexta, 18 de março de 2016, 15h04min

    Quais são os procedimentos que devo tomar para entrar com um processo judicial para receber o seguro? Já entrei com recurso no MTE, mas mesmo assim foi negado. Meu caso é o mesmo do Sr. Leroy. Exite algum caso bem sucedido, mesmo judicialmente?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.