Galera, NUNCA pedi seguro desemprego, e minha carteira tá assim:

1o Emprego - Assinei em marco/2011 e me DEMITIRAM março/2013. (24 meses de trabalho). ---> Passei 1 mes sem assinar (desempregado). 2o Emprego: Assinei abril/2013 e me DEMITI abril/2014. (12 meses). ---> Passou 1 ano sem assinar (desempregado). 3o Emprego: Tou re-assinando agora jan/2016.

Perguto a vocês, quanto tempo eu vou ter que trabalhar nesse 3o emprego, para ter acesso ao seguro desemprego? Sei que na primeira vez precisa ter trabalhado por 18 meses, certo? Mas também sei que os empregos passados também contam com tempo.

Eu estou enganado, ou se me DEMITIREM (sem justa causa) com apenas 1 mês de trabalho eu já vou ter direito ao seguro?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 24 de janeiro de 2016, 21h55min

    Somente 1 mês de contrato não dá direito ao seguro

    Pedido de demissão e por termino de contrato não dá direito ao seguro, e nem contam como tempo de contrato para efeito do seguro.

    Na primeira solicitação do seguro o trabalhador deverá ter recebido pelo menos 12 meses, nos últimos 18 meses anteriores à dispensa. Na segunda, é preciso ter recebido pelo menos 9 meses, nos últimos 12 meses; e na terceira, basta o recebimento dos últimos 6 meses. Respeitando-se o prazo de carência, obviamente, de 16 meses entre as solicitações.