A imobiliária pode me cobrar taxa de elaboração de contrato, mesmo que eu não assine?

Há 8 anos ·
Link

Fui à imobiliária e me interessei pela locação de um imóvel, então a mesma pediu várias cópias de documentos e elaborou um contrato, porém ao lê-lo o achei completamente desfavorável a mim. Agora, não assinei o contrato e a imobiliária se nega a devolver a cópia de meus documentos até que pague a taxa de R$325,00. Isso é Lícito? Desde já, Obrigado.

3 Respostas
Advogado
Há 8 anos ·
Link

É preciso analisar o caso, mas me parece que houve prestação de serviço, não só na elaboração do contrato, como na procura pelo imóvel mais adequado parte dos corretores. O fato de você não assinar não quer dizer que não houve prestação de serviços. Agora é preciso ver como tudo foi convencionado, a respeito de valores, valor do contrato. Repare no teor do art. 725 do Código Civil;

Art. 725. A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes.

Enfim é preciso saber como foi toda a tratativa.

Advogado
Há 8 anos ·
Link

OBS: Documentos originais não podem ser retidos.

Autor da pergunta
Há 8 anos ·
Link

Entendi! Muito obrigado mesmo por me ajudar! A taxa referente aos 325 reis é referente ao contrato (segundo o atendente) e cópias podem ser retidas? Obrigado novamente!

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta