Fiz 18 anos em novembro, moro com meu avos desde pequeno pois minha mãe não tinha condições de me sustentar. Meus avos pagam tudo para mim porém a renda da familia diminuiu pois o meu avô se aposentou a 5 anos, ele é o único que trabalhava, meu pai (filho dos meus avos) não ajuda com praticamente nada em termos financeiros e afetivos. Ele mandava metade (300 reais) da mensalidade do colégio até o ano passado porém só mandava depois do vencimento, uma vez por ano ele manda 300 reais para comprar roupas que devem durar até se rasgarem. Durante 18 anos nunca pedi dinheiro para sair a ele, pedi para ele pagar um cursinho de inglês em 2012 e ele se recusou, ano passado pedi um curso pré-enem e novamente ele se recusou a pagar. Esse ano ele disse que não iria dar o dinheiro para nada. Já em termos afetivos, em pouquissimos momentos ele me dava dinheiro, quando era pequeno ele preferia sair com a minha madrasta à sair comigo e sempre foi assim desde então, quando me assumi gay as coisas pioraram bastante. Tem como por ele na justiça? Se sim, quais passos para fazer isso, quais órgãos devo procurar? Ele tem outro filho, de 4 anos, que mora com ele, tem casa própria, carro próprio e vive bem.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 24 de janeiro de 2016, 18h19min

    "Já em termos afetivos, em pouquissimos momentos ele me dava dinheiro"

    O que "termos afetivos" tem haver com "dava dinheiro"???? Um nada tem com o outro.

    Seus avós é que tinha obrigação de exigir de sua mãe a pensão, assim como de seu pai. Não se impoe afeto, não se cobra afeto, e nem se processa por causa de afeto. Se seu pai tivesse convivido com vc cultivando seu afeto e posteriormente lhe negasse atenção, demonstrando afeto por outro filho, então seria cabido o abandono afetivo, mas este não foi seu caso, seus pais (ambos) sempre foram o que sempre foram, distantes.

    Se vc estiver em curso tecnico ou em ensino superior, devidamente matriculado e cursando, vc pode exigir pensão alimenticia a ambos genitores.