Olá, tenho 16 anos e minha mãe e eu estamos em uma situação chata. Meu pai não fala comigo há um ano e um dia desses ele também deixou de falar com minha mãe. Já que ele está "chateado" com o que eu não sei ele deixou de fazer a feira, minha mãe trabalha e ganha um salário mínimo, e como todos sabem não é fácil de sobreviver apenas com um salário, mas ela vai comprando o que pode para nos alimentar já que sou eu quem passo a maior parte do dia em casa; e meu pai, ganha melhor que ela. Acontece que ela e eu conversamos e ela disse que queria se separar dele, mas só não toma atitude por não ter para onde ir. Eu gostaria de saber se ela tomasse a iniciativa de se separar dele nós ficaríamos com a casa, já que meu pai tem duas. Minha idade interfere em algo? OBS: Eles são casados no cartório.

Respostas

    Marina

    Marina Terça, 26 de janeiro de 2016, 0h08min

    Marcos, apesar de vc ter 16 anos esse tipo de assunto não deveria ser tratado com vc e sim entre sua mãe e seu pai... Isso Eh assunto de casal e relação de pai e filhos em nada tem a ver com relação entre marido e mulher. Seu pai pode estar errando com vc mas o que ele erra com vc não está correlacionado com o que ele erra com sua mãe e isso Eh bastante importante que esteja muito claro para vc, ok?
    Vamos lá... Em relação à casa... Depende do regime de casamento dos seus pais e de quando a casa foi adquirida. Ou seja... Eh preciso uma série de informações para saber se a casa Eh passível de ser DIVIDIDA. O fato do seu pai ter duas casas e de vc ser menor de idade em nada tem a ver com a divisão de bens entre seus pais, tá?
    Se sua mãe não tiver direito às casas, ela não tem direito às casas e seu pai não Eh mal se não "der" a casa a ela.
    Por vc ser menor, caso vc siga residindo com sua mãe, seu pai deverá pagar uma pensão a vc que será definida ( 50% dos seus gastos serão arcados por seu pai e 50% por sua mãe, afinal ambos têm que contribuir para seu sustento).
    Lembre-se sempre que toda história tem pelo menos 3 pontos de vista: o meu, o seu é o verdadeiro... O neutro...
    Espero que sua mãe busque orientação e não use vc para tal, pois ela que precisa correr atrás disso e não vc.
    Boa sorte para vcs!

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de janeiro de 2016, 22h41min

    As casas que seu pai tem ele conseguiu quando? Está em nome dele? Tem certidão no cartorio de registro de imovel , ou é de posse ??? Qual o regime de casamento de seus pais?

    Chame sua mãe para sentar-se a seu lado e vir aqui pesquisar e pedir orientação, existem informações que só ela poderá nos dar.

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de janeiro de 2016, 22h46min

    Vc já não é criança, ajude sua mãe, não desperdice seu tempo na inutilidade, procure os cursos profissionalizantes do Senac, Senai, Sesi ....... muitos são gratuitos e corra atrás de estágio como Menor Aprendiz, com 16 vc já podia estar formada e com o estagio concluindo, conquistando emprego em tempo integral ganhando para se sustentar, vc pode ganhar para sustentar vc e sua mãe!! Acorda, menina!!!!
    As 2 juntas trabalhando a vida de vcs sesrá de conforto e tranquilidade! Saia desse sofrimento!!

    Um menor aprendiz na CEF ganha 1,5 mil!!! Vc esta aí lixando as unhas e reclamando da vida, quando podia estar na sua casa tranquila com a vida!!!