Olá, tenho 16 anos e minha mãe e eu estamos em uma situação chata. Meu pai não fala comigo há um ano e um dia desses ele também deixou de falar com minha mãe. Já que ele está "chateado" com o que eu não sei ele deixou de fazer a feira, minha mãe trabalha e ganha um salário mínimo, e como todos sabem não é fácil de sobreviver apenas com um salário, mas ela vai comprando o que pode para nos alimentar já que sou eu quem passo a maior parte do dia em casa; e meu pai, ganha melhor que ela. Acontece que ela e eu conversamos e ela disse que queria se separar dele, mas só não toma atitude por não ter para onde ir. Eu gostaria de saber se ela tomasse a iniciativa de se separar dele nós ficaríamos com a casa, já que meu pai tem duas. Minha idade interfere em algo? OBS: Eles são casados no cartório.

Respostas

3

  • 0
    Marina

    Marina Terça, 26 de janeiro de 2016, 0h08min

    Marcos, apesar de vc ter 16 anos esse tipo de assunto não deveria ser tratado com vc e sim entre sua mãe e seu pai... Isso Eh assunto de casal e relação de pai e filhos em nada tem a ver com relação entre marido e mulher. Seu pai pode estar errando com vc mas o que ele erra com vc não está correlacionado com o que ele erra com sua mãe e isso Eh bastante importante que esteja muito claro para vc, ok?
    Vamos lá... Em relação à casa... Depende do regime de casamento dos seus pais e de quando a casa foi adquirida. Ou seja... Eh preciso uma série de informações para saber se a casa Eh passível de ser DIVIDIDA. O fato do seu pai ter duas casas e de vc ser menor de idade em nada tem a ver com a divisão de bens entre seus pais, tá?
    Se sua mãe não tiver direito às casas, ela não tem direito às casas e seu pai não Eh mal se não "der" a casa a ela.
    Por vc ser menor, caso vc siga residindo com sua mãe, seu pai deverá pagar uma pensão a vc que será definida ( 50% dos seus gastos serão arcados por seu pai e 50% por sua mãe, afinal ambos têm que contribuir para seu sustento).
    Lembre-se sempre que toda história tem pelo menos 3 pontos de vista: o meu, o seu é o verdadeiro... O neutro...
    Espero que sua mãe busque orientação e não use vc para tal, pois ela que precisa correr atrás disso e não vc.
    Boa sorte para vcs!

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de janeiro de 2016, 22h41min

    As casas que seu pai tem ele conseguiu quando? Está em nome dele? Tem certidão no cartorio de registro de imovel , ou é de posse ??? Qual o regime de casamento de seus pais?

    Chame sua mãe para sentar-se a seu lado e vir aqui pesquisar e pedir orientação, existem informações que só ela poderá nos dar.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de janeiro de 2016, 22h46min

    Vc já não é criança, ajude sua mãe, não desperdice seu tempo na inutilidade, procure os cursos profissionalizantes do Senac, Senai, Sesi ....... muitos são gratuitos e corra atrás de estágio como Menor Aprendiz, com 16 vc já podia estar formada e com o estagio concluindo, conquistando emprego em tempo integral ganhando para se sustentar, vc pode ganhar para sustentar vc e sua mãe!! Acorda, menina!!!!
    As 2 juntas trabalhando a vida de vcs sesrá de conforto e tranquilidade! Saia desse sofrimento!!

    Um menor aprendiz na CEF ganha 1,5 mil!!! Vc esta aí lixando as unhas e reclamando da vida, quando podia estar na sua casa tranquila com a vida!!!

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.