Há 3 anos minha mãe faleceu e minha irmã (que morava com ela) veio morar comigo. A coabitação deveria ser provisória, mas minha irmã se recusa a mudar. O imóvel foi locado por mim, o contrato está em meu nome, pago aluguel e condomínio sozinha. A convivência já está difícil há muito tempo, mas minha irmã recusa-se a sair. Ela tem emprego fixo, é professora, concursada, estável. Sempre que tento fazê-la sair da minha casa, minha irmã alega que paga a conta de banda larga e tv por assinatura, por isso tem direito de ficar enquanto quiser. Sei que não existe esse direito, mas não sei como fazer para obrigá-la a sair.

Respostas

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Quarta, 27 de janeiro de 2016, 12h33min

    Claudia, se esta vivendo esse inferno é vc a única culpada em permitir que sua irmã morasse com vc.

    O que vc pode fazer ? Passe um e-mail pra ele dando um prazo de 1 mês para ela sair. Se ela nao sair vc vai despejar as coisas dela e trocar a fechadura do imóvel.

    Vc pode expulsar ela a hora que vc bem entender.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 27 de janeiro de 2016, 21h32min

    A enquadre na Lei Maria da Penha e peça ordem de restrição.

    ?

    Desconhecido Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 2h59min

    Eu estou procurando um fundamento JURÍDICO e uma medida JUDICIAL para solucionar um problema. Luciano Fidelis, não pedi sua avaliação de culpa, nem tão pouco sugestão de trocar fechadura. Se eu quisesse esse tipo de colaboração, não procuraria no Jusnavigandi.

    ?

    Desconhecido Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 3h03min

    Rafael F Solano, acredito que a Lei Maria da Penha talvez não seja a melhor saída. Mas o caminho que procuro é esse uma ordem judicial. Já a ordem de restrição acredito que não seria o ideal. Não se trata de querer mantê-la afastada, apenas quero que more em outro lugar.
    Obrigada pela opinião.

    D

    debora cristiane Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 7h24min

    Se vc nao consegue faze-la sair por meio de conversa e não quer usar de soluçoes mais drásticas que são a expulsao,a troca da fechadura e a ordem de restriçao,nao hà o que fazer.Ela está na sua casa como convidada ,então nao se pode usar argumentos de pedir o imóvel,falta de pagamento etc...Se ela estivesse num imóvel seu,sem vc junto até daria,por esses motivos.No seu caso,depende somente de vc colocar um basta.lamento.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 9h00min

    Claudia, só vc pode fazer a diferença. Sugiro que vc rode a baiana, faça um barraca, começa a soltar pum na sala, na cozinha, no quarto dela, coloque o som alto, faça coco no banheiro dela e não dê descarga, começe a cuspir no quarto dela, compre cachorro, gato, coelho , galinha e deixe andar pelo apto, ..

    Tenho certeza que um dia ela vai pedir pra sair.

    L

    Ludimila Dantas Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 9h48min

    As pessoas dão as soluções e a criatura ainda bota boneco.
    Que sua irmã fique eternamente em sua cola.