Quase vinte anos atrás, a operadora Oi (então Brasil-Telecom) cobrou-me uma fatura altíssima de celular, alegando que se devia às ligações que eu fizera em minha viagem ao Nordeste. Expliquei que não viajara para o Nordeste nos últimos cinco anos, e no viajou sim/não viajei, negativaram meu nome nas associações de crédito, o que me causou um sem-número de transtornos por cinco anos. Recentemente, procurei a Oi para instalar um telefone fixo e fui informado que possuía uma dívida (exatamente aquela de quase vinte anos atrás), a qual por ignorância jurídica eu apenas me recusara a pagar, sofrendo os ônus citados acima. Pergunta: Isso é razoável ? Posso pedir uma indenização por danos morais após todo esse tempo, já que continuam a me cobrar as tais ligações - as quais na verdade nunca fiz ou estive nos locais de onde foram feitas ? Eles tem o direito de se recusarem a me atender por eu estar no famigerado cadastro deles, ainda que naturalmente eu tenha meu nome totalmente limpo ? Grato pelas opiniões...

Respostas

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 13h58min

    Herbert, o seu único erro e grande erro foi não ter resolvido isso há 20 anos. Se vc deixou que eles negativassem seu nome e não se importou com isso. Ou seja, não entrou com um processo contra a OI para valer em juizo que a divida não era sua.

    Sinto amigo colega. Vc perdeu. Vc indiretamente assumiu que a divida era sua.

    Nesse caso vc tem duas opções:

    - Pagar a divida ou mudar de operadora.

    ?

    Desconhecido Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 14h15min

    Obrigado, Luciano.
    Essa era a sensação que eu tinha. Foi falta de iniciativa aliada a grande ignorância jurídica, na ocasião.
    Hoje trato as coisas de forma diametralmente oposta.
    Grato de verdade, abraços