A

    Armando Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 17h32min Editado

    Joáo Sé//
    Pode. Como Vc deve ser Empregado CLT com CTPS-assinada, em que a expectativa é Aposentar por Tempo de Contribuição, será interessante fazer os recolhimentos pelo Código 1406 Segurado Facultativo 20% sobre o mínimo de R$880,00, ao teto de R$5.189,82 conforme sua possibilidade financeira de cada mês de Competência
    Dessa forma não ficará desvinculado da Previdência Social..
    Sds.
    Armando

    ?

    Desconhecido Terça, 02 de fevereiro de 2016, 7h17min

    Agradeço muito, Armando! Mas, ainda estarei com vínculo empregatício (mesmo com licença não remunerada). A contribuição facultativa admite isto?

    A

    Armando Terça, 02 de fevereiro de 2016, 21h59min

    João Sé//
    Além da definição de segurado facultativo: "Considera-se facultativo aquele que NÃO esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da Previdência Social" conheço um caso prático que deu certo.. Acredito que para sua licença não remunerada tenha havido um acordo entre Vc e seu empregador, visto que o empregador não é obrigado a lhe conceder a licença e nem Vc pode exigir a licença.
    Então, de qualquer forma, sugiro verificar no próprio INSS, ou até mesmo em mais de uma Agência, pois há possibilidade, em cada Agência, receber uma resposta diferente da outra..
    Boa sorte
    Armando.

    ?

    Desconhecido Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 6h37min

    Obrigado!
    Está esclarecido!