Ola,

Tenho uma empresa LTDA, que esta inativa e que deixei de pagar alguns impostos. Quando teve o REFIS DA CRISE - PARCELAMENTO LEI 12.996/2014, fiz o parcelamento da minha divida em 60 parcelas. Hoje faltam 46 parcelas para quitar a divida, porem, gostaria de pagar essa divida o quanto antes, pagando a vista e/ou antecipando algumas parcelas pois quero cancelar a empresa.

Perguntei para o meu contador se poderia fazer isso e o mesmo respondeu que não há como efetuar o pagamento a vista e nem adiantar as parcelas. Para encerrar a empresa, inicialmente é possível, porém eles tem que verificar se e' possivel transferir o parcelamento REFIS para o meu CPF.

Isso e' realmente verdade? O governo realmente prefere nao receber esse $$ o quanto antes?

Obrigado

Respostas

    L

    Leandro Quenehenn - [email protected] Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 17h14min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    A dívida pode ser paga a qualquer tempo e por qualquer pessoa, ainda que não seja o próprio devedor. A Fazenda Pública não vai apenas aceitar o pagamento do tributo, ela é OBRIGADA a aceitar. Você pode pagar dívida tributária até do Lula, se você quiser e sem o consentimento dele. A Fazenda nunca deixaria de receber.
    Seu contador está equivocado, e as razões para seu equivoco deixo a você descobrir. Mas você pode pagar o débito a vista sim. Se vai conseguir um abatimento dos juros, multa e etc, é outra história.
    Procure a Receita Federal ou Estadual, a depender do tributo devido, e simplesmente requeira uma forma de pagamento do tributo.
    Importante dizer que se o débito já estiver sendo cobrado judicialmente, você deverá pagar as custas e despesas processuais.

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 17h03min

    Não acredito nisso....a crise é geral e o fisco não arrecada totalmente a receita prevista devido aos fiscais da RFB encontrarem-se em greve.Procure um Procurador na PGFN e converse com ele nesse sentido...

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    Desconhecido Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 19h21min Editado

    Confirmei com meu contador e houve um mal entendido. Quando perguntei se era possivel pagar a vista, o contador entendeu que eu queria pagar a vista a divida atual, sem as multas e os juros. Entao a resposta e': Se eu quiser pagar a divida a vista eu posso, porem nao poderei usufruir da reducao de juros/multas do refis.

    Agora acho que e' melhor continuar pagando a divida a prestacao do que pagar os juros e a multa :(

    Obrigado a todos.