Ola, meu amigo teve que fugir do país, (iran) porque ele fez parte de um protesto contra o governo islâmico e colocaram o nome dele em uma lista pra execução, então ele fugiu e agora ele está no Brasiil, só que o passaporte dele vence daqui a 6 meses, e ele tem medo de renovar, porque se ele for na embaixada do iran tentar renovar, podem pegar o passaporte dele e não devolver mais. Qual é a melhor decisão nesse caso? entrar com pedido de visto de refugiado? quando é o procedimento?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 02 de fevereiro de 2016, 21h59min

    Poderá ser concedido passaporte para estrangeiro:

    1 - No Brasil:

    ao apátrida e ao de nacionalidade indefinida;

    a nacional de país que não tenha representação diplomática ou consular no Brasil, nem representante de outro país encarregado de protegê-lo;

    a asilado ou a refugiado, reconhecido como tal pelo governo brasileiro (observe-se que, conforme Resolução nº 5 do Comitê Nacional para os Refugiados - Conare, o refugiado não poderá viajar ao exterior sem expressa autorização do Conare);
    ao estrangeiro comprovadamente desprovido de qualquer documento de identidade ou de viagem, e que não tenha como comprovar sua nacionalidade;
    ao estrangeiro legalmente registrado no Brasil e que necessite deixar o território nacional e a ele retornar, nos casos em que não disponha de documento de viagem;

    ?

    Desconhecido Terça, 02 de fevereiro de 2016, 22h12min

    Ola, muito obrigado ! ficou somente uma dúvida sobre esse parágrafo:"ao estrangeiro comprovadamente desprovido de qualquer documento de identidade ou de viagem, e que não tenha como comprovar sua nacionalidade;" nesse caso se refere a um estrangeiro que esteja no país legalmente ou ilegalmente? como seria a comprovação de que ele não possui nenhum documento? Grata pela ajuda!

    R

    Rafael F Solano Terça, 02 de fevereiro de 2016, 22h20min

    Se ele entrou no pais com documentos (comprou a passagem, obteve o visto), ele teria como tirar a segunda via pelo consulado, fosse o que fosse que tivesse acontecido com os documentos dele. A norma, no caso, é para os que viajam como clandestinos e chegam sem qualquer documento pessoal oficial.

    ?

    Desconhecido Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 10h54min

    Muitissimo obrigado, ajudou muito

    H

    honorio vieira Suspenso Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 12h57min

    Boa tarde Priscila,

    No caso dele, seria melhor procurar a Polícia Federal, e requerer o refúgio, se realmente ele está sendo perseguido no seu país.
    Atenciosamente,

    Honorio [email protected]