Tenho um amigo que trabalha como autônomo mas registrou a carteira em uma firma em q o dono era seu amigo. Ele não trabalhava na empresa e não recebia salário mas pagava o valor dos descontos e pegava holerite como se fosse um funcionário. Isso durante um ano, e depois sacou fgts seguro desemprego e fez cadastro para financiar uma casa. Isso é crime? Se isso for descoberto ele pode ter problemas com a justiça?

Respostas

    L

    Leandro Quenehenn - [email protected] Terça, 02 de fevereiro de 2016, 22h49min Editado

    Sim, é crime. Inserção de dados falsos em sistema de informação e falsificação de documento público. A pena base ara cada crime é de 2 anos.
    Se descoberto responderá ação penal.

    Sérgio Bärwinkel

    Sérgio Bärwinkel Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 21h40min

    Esse seu amigo não é você mesmo?

    ?

    Desconhecido Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 22h46min

    Não não sou eu, mas ele me contou isso naturalmente como se não tivesse problema algum, pq ele disse que não recebia sem trabalhar ele disse que apenas teve o registro e passava o valor referente aos descontos para poder receber o seguro

    ?

    Desconhecido Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 22h49min

    E ele disse que não dá problema pq já tem um ano e o dono da empresa é amigo dele

    D

    Desconhecido Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 6h10min

    e vc ta doidinha para fazer denúncia? muito justo! exercaya cidadania mas de forma honesta procure a policia formalize a denúncia fornecendo seus dados, não faça de forma anonima anonimato e simbolo da covardia.

    ?

    Desconhecido Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 8h11min Editado

    Sim eu gosto de fazer as coisas do modo certo,mas também quero o mal pra ele, ele é meu amigo, na época eu não conhecia ele. Ele só me contou isso. Inclusive eu mostrei pra ele a pergunta que fiz aqui e aquela primeira resposta do Leandro, ele disse que "não dá nada" q ninguém vai atrás disso.

    D

    Desconhecido Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 10h54min

    E ai? vai ou não denunciar?

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 11h12min

    a questão é:
    - quem vai provar que ele nao trabalhava lá?????
    vc acha que o empregador e ele (empregado) não irão alegar que trabalhava lá, vão arrumar 20 testemunhas etc etc