Fiz uma dívida em vários cartões de créditos diferentes, estão impagáveis as faturas. O que faço?
Fiz uma dívida em vários cartões de créditos diferentes ( uns 5 cartões ao todo ), de várias compras em vários sites, todas parceladas, mas de um total de mais de 25 mil reais. Fiz em umas 10 prestações quase todas as compras ( Estou na segunda parcela, ou seja 2/10 ), então a soma das faturas que chegam mensalmente para mim passam de 2500 reais somando todas, havendo faturas desde 170 reais até mais de 1200 reais.
O problema é que já estourei a minha margem de empréstimo consignado e CDC ( Retirei ao longo do tempo mais de 52 mil reais no Banco para pagar complementar a minha renda e pagar contas que minha aposentadoria não cobria, e até hoje não cobre ) fazendo com que somente a prestação dos empréstimos consignado ( INSS ) e CDC acabassem à beirar 2 mil reais mensais ( Cerca de 80% da minha renda somente vai para pagar as prestações dos empréstimos, me restando menos de 450 reais para todo o mês, ou seja, estou falido ).
Como estava até agora retirando empréstimos no Banco para pagar as faturas dos cartões e cobrir o resto das despesas do mês estava tranquilo, mas chegou ao ponto que o Banco não está mais liberando nenhum valor para que eu possa retirar de empréstimo com eles pois todos os empréstimos também estão no limite máximo de tempo para pagar, 72x, ou seja 6 anos.
O que faço agora? Há alguma solução?
OBS: Possuo 62 anos e sou aposentado do INSS. Possuo somente 1 imóvel quitado há mais de 15 anos, pelo pouco que pesquisei e entendi, sendo único o imóvel, é impenhorável, principalmente se a pessoa não pôs o mesmo em nenhuma hipótese como garantia.
Grato.
Se o seu patrimonio é menor que as tuas dividas, pode requerer seja declarada sua insolvencia civil. Todas as suas dividas serão vencidas antecipadamente e todo o seu patrimônio atual e futuro será vendido para saldar os credores. Findo o patrimônio e ainda restando dívida, após 5 anos prescreverão e você poderá começar de novo. Também pode tentar renegociar com todos os seus credores. Mas no seu caso, apesar de eu não ser médico/psicologo/etc, diria que o sr. é um pródigo. Deveria tentar buscar auxilio com seus familiares para interdita-lo pela prodigalidade, impedindo, assim, que o sr. termine de torrar o proprio patrimonio.
No meu caso meu único patrimônio é meu imóvel ( quitado à cerca de 15 anos ), porém como disse que pesquisei e entendi, sendo este o único patrimônio e moradia da pessoa, é impenhorável ou seja, não dá para ser posto como pagamento de dividas. Pode haver a possibilidade caso o imóvel for de alto valor ( não é meu caso ), alguns juízes julgarem que este pode ser utilizado como pagamento das dívidas pois a prioridade é o pagamento das dívidas com os credores e que a pessoa pode adquirir assim um imóvel de um valor menor. Não tenho atualmente como negociar o pagamento das faturas dos cartões de crédito pois a soma das mesmas equivalem ou ultrapassam o valor da minha aposentadoria. Digo também que já cancelei todos os cartões. Quanto ao bloqueio de conta corrente onde a pessoa recebe o salário / aposentadoria pelo que pesquisei também não é possível.
A interdição somente é possível quando a pessoa não está consciente da realidade da mesma, não é meu caso, tampouco estou agindo de má fé visto que cancelei todos os cartões de crédito que possuía.
Grato.