Foi adquerido um apartamento em 2009 com o Contrato de Compra e Venda antes do Casamento em nome do meu atual marido, porém ambos pagamos as parcelas até a quitação que foi na entrega das chaves nesse meio tempo casamos, tanto que a entrega das chaves foi na minha lua de mel, a escritura será feita agora em 2016 ou seja, depois do casamento com comunhão parcial de bens. O direito são dos dois, ou apenas de quem está no contrato no caso o marido? Na escritura o cartório me informou que constará como "Outorgado Comprador XXXX no caso o Marido" casado com "xxxxx no caso a Esposa" sob comunhão de bens, mas somente ele que irá assinar a escritura. E ainda me informaram que mesmo constando Ele como comprador e citando que está casado comigo, ambos teremos direito ao imóvel. Está correto isso que eles estão me informando?

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 17h00min Editado

    Se o imóvel foi quitado antes do casamento, você não terá parte no bem, mesmo que tenha contribuído com as prestações. Se você ajudou quitar o bem antes do casamento, só terá parte no mesmo, se seu marido reconhecer seu direito, e/ou através da justiça, em caso da separação por divórcio. Ou seja, no caso de separação litigiosa, ele provará facilmente que quitou o imóvel antes do casório.
    Assim sendo, exija que conste na escritura que o imóvel foi pago pelo casal, que é 50% e cada um. Como já foi feito escritura, seu marido pode/deve fazer um Aditamento de Escritura, incluindo você como compradora também e registrar no respectivo Cartório de Registro de Imóveis.
    A escritura que foi feita, fica só em nome dele mesmo, porque, o financiamento está no nome dele e o seu nome não consta no contrato de financiamento.
    Pessoa legalmente casada, pode comprar imóvel sem o consentimento do cônjuge, só não pode vender.

    André  Sequeira

    André Sequeira Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 17h47min

    Neste caso temos duas linhas a analisar uma delas é o contrato de compra e venda a outra é o regime de comunhão de parcial de bens.

    Contrato de compra e venda:
    Código Civil
    Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

    Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.

    Art. 492. Até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do vendedor, e os do preço por conta do comprador.
    O contrato de compra e venda só se dá por satisfeito quando as duas partes de comum acordo cumprem as suas obrigações, ou seja quando um paga e outro entrega o bem, art. 481 cc.
    De acordo com o art. 483 do código civil o contrato só tem valor a partir da entrega do bem, que ocorreu em sua lua de mel.
    Tanto é que o art. 492 encarrega o vendedor dos danos que o bem sofrer até a tradição.

    Regime de comunhão parcial:
    Art. 1.658. No regime de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, com as exceções dos artigos seguintes.

    Art. 1.659. Excluem-se da comunhão:
    I - os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar;
    II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares;
    III - as obrigações anteriores ao casamento;
    IV - as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal;
    V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão;
    VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge;
    VII - as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.

    Art. 1.660. Entram na comunhão:
    I - os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges;
    II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior;
    III - os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges;
    IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge;
    V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão.

    O art. 1658 deixa bem claro que os bens que sobrevierem ao casal se comunica, este em consonância com o art. 483 lhe garantem por si só o direito.
    Já o art. 1660 inciso l vem reforçar o que diz o art. 1658, mas o que mais lhe importa é dentro do art. 1660 o inciso lV que invocará de ti provas quanto a sua participação no pagamento do imóvel na constância do casamento.

    É válido lembrar que o seu direito terá de se provado por via judicialmente, o cartório por si não resolve mas pode lhe ajudar a provar.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 2h07min

    Vc só não tem direito aos valores e parcelas por ele pagas antes do casamento, no mais, é meio a meio entre vcs 2.

    André  Sequeira

    André Sequeira Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 13h27min

    Data venia amigo Rafael, de acordo coma teoria da tradição, baseada no art. 483 cc, garante o direito a ela, porém sempre vale lembrar-se que este embasamento só se dará por via judicial.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 14h04min

    Perfeitamente colocado, prezado Dr André Luis

    ?

    Desconhecido Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 15h49min

    Respondendo ao Dinahz que falou "Assim sendo, exija que conste na escritura que o imóvel foi pago pelo casal, que é 50% e

    cada um. Como já foi feito escritura, seu marido pode/deve fazer um Aditamento de Escritura, incluindo você como

    compradora também e registrar no respectivo Cartório de Registro de Imóveis."
    A questão é que não fizemos a escritura ainda pois não concordo com o que o rapaz do cartório me informou quando solicitei

    a execução da escritura, onde ele informa que a escritura vai ficar no nome do meu marido e eu terei direito por estar

    casada com ele. Acho estranho essa informação, pois foi quitado antes de casar, e ele disse que não pode colocar ele e eu

    como proprietários somente ele. Então entrei em contato com a construtora Trisul para fazer alteração no contrato de

    compra e venda incluindo o meu nome e a mesma me informou que poderia incluir ou excluir pessoas no contrato, porém como

    já quitei não posso mais solicitar a alteração. Informei a eles que me sinto lesada, pois no ato da compra o jurídico

    deles informou que o contrato de compra e venda teria que ficar apenas em nome de uma pessoa e quando eu fosse fazer a

    escritura nós poderíamos solicitar que constasse o nomes de ambos, mas o cartório não permitiu, e muito menos me foi

    informado de que eu poderia solicitar a alteração do contrato incluindo o meu nome e agora não posso pois está quitado o

    imóvel. Sinto que estou sendo enganada dos dois lados. Se podia incluir mais um proprietário no contrato porque o jurídico

    disse que só podia ficar no nome de apenas um no ato da compra. O cartório informa que terei diretos pois sou casada, se

    fosse assim minha cunhada que pagou sozinha e quitou antes de casar o marido dele também teria direitos, que não é o caso,

    e porque comigo eu tenho? A única diferença é que ambos pagamos mas infelizmente não está o meu nome no contrato. Não

    tenho como provar que paguei pois só tenho conta salário e com a minha retirada mensal eu separava uma quantia para ajudar

    a pagar as mensalidades, e no ato da compra peguei minhas economias da poupança e dei de entrada. Assim como as custas da

    escritura eu que pagarei.
    O cartório está certo em não colocar o meu nome na escritura? A construtora está certa em não fazer o aditamento de

    contrato e incluir o meu nome também como compradora?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 17h47min

    Se ele não a quer incluir, é questão de conversarem. Pode proporcionalizar, façam as contas e veja o quanto que foi pago antes do casamento, ache o percentual e lance como as sua parte no imovel, creio que ele não se oporia, afinal, estariam traduzindo o direito de cada um no bem.

    D

    Desconhecido Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 18h15min Editado

    O seu nome constará na escritura, como cônjuge do comprador, que, dependendo do regime de bens, é 50% para cada. Na Comunhão Parcial, teoricamente, você tem por direito 50% do imóvel.
    Porém, se houver separação litigiosa, ele ou os herdeiros dele, podem provar que o imóvel foi adquirido/quitado, antes do casamento. E sendo assim, no divórcio, você só terá direito algum valor referente as melhorias/reformas, se comprovadas. Se a separação for por morte dele, você entrará na partilha do imóvel, em concorrências com os demais herdeiros, caso fique claro que o imóvel era somente dele. E você ainda terá o direito de moradia vitalícia, se seu marido morrer e deixar somente uma casa na cidade.
    Portanto, se o imóvel foi comprado apenas por ele, o vendedor/credor vai passar a escritura para o nome dele. Você não pode entrar como compradora, porque, não faz parte do contrato de compra e venda/financiamento, mas, entra como cônjuge, que pode lhe dar o direito de meação/metade. Em geral, nestes casos, a divisão é 50% para cada, mas, pode demorar alguns anos na justiça, se o casal/herdeiros não fizerem acordo na hora da separação por divórcio ou morte.
    Então, você precisa conversar com seu marido e no Cartório, para colocar uma cláusula na escritura dizendo que o imóvel foi pago pelo casal, que é 50% seu e 50% dele, e ambos assinarem. Caso, o cartório ou vendedor/financiador não aceitem esta cláusula na escritura, façam um Aditamento de Escritura, só vai ficar mais caro. Entendeu?
    Não fique constrangida de conversar/combinar com seu marido, e exigir sua parte, amanhã tudo pode mudar.
    Se você realmente colaborou com a compra do imóvel e seu marido se recusar em gravar na escritura que é 50% de cada, repense seu casamento.
    Sorte.

    ?

    Desconhecido Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 18h37min

    Pelo contrário, ele se recusou a assinar sem constar que tenho direito, sem constar que também sou compradora. Ambos não temos filhos. O que ambos queremos é que conste o meu nome e o dele, mas tanto a construtora quanto o cartório se recusam a colocar devido aos motivos que já comentei. Não sabemos como proceder para dar andamento na escritura e que ambos tenhamos os nossos direitos.

    D

    Desconhecido Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 1h35min Editado

    Se não consta seu nome no contrato de compra e venda/financiamento, você não é compradora.
    Entenda, a construtora não poderá passar a escritura para você, porque, fez contrato com seu marido, que certamente se declarou solteiro, e emitiu os recibos de pagamento no nome dele, e o imóvel foi quitado antes do casamento na comunhão parcial.
    A solução seria a construtora e cartório aceitarem constar na escritura, uma declaração do casal, ou pelo menos do seu marido, explicando que o imóvel foi pago pelo casal, e que embora quitado antes de casar, é 50% de cada.
    Se a construtora não aceitar uma declaração assim na escritura, não vai aceitar fazer um aditamento/retificação mesmo.
    Então, a saída é o casal fazer um documento particular, assinado por ambos e por 4 testemunhas, reconhecer firma das assinaturas por autenticidade, esclarecendo que o imóvel foi pago pelo casal, embora quitado antes do casamento, anexar a Certidão de Casamento e averbar junto a matrícula no respectivo Cartório de Registro de Imóveis.
    Verifique no Cartório de Imóveis, se aceitam averbar o documento. (acho que aceitam).
    Outra solução é fazer a escritura de compra e venda, com a declaração especificando que trata-se de imóvel somente do seu marido, que é bem particular dele, que você não tem participação no mesmo. E depois, de tudo registrado, seu marido passa escritura de doação de 50% do imóvel para você. E deve constar na escritura, que a doação trata-se de parte disponível do patrimônio particular dele, que a legítima dos herdeiros está preservada. (lembrando que os herdeiros necessários são: descendentes, ascendentes e cônjuges)
    Quando resolver, escreva aqui o que foi feito,ok.

    Joyce Peixoto Conde

    Joyce Peixoto Conde Quarta, 21 de dezembro de 2016, 7h14min

    Tenho uma dúvida,
    Digamos que o imóvel tenha sido comprado no nome do marido quando solteiro, pago apenas por ele, e nesse meio tempo ele casa e continua pagando sozinho mesmo casado. Quando quitar e registrar o imóvel em cartório ela terá direito?
    Lembrando que o casamento é com comunhão parcial de bens.