Comprei um imóvel por 220.000 na época, pela caixa. Três anos depois vendi por 490.000. Paguei 160.000 de dívida na caixa e me sobrou 330.00. De acordo com meu contador teria 6 meses para comprar um novo imóvel para não precisar pagar imposto. Em seis meses comprei um terreno por 280 e comecei a construir minha casa. Alguns contadores me disseram que deveria pagar o imposto se tratando de um terreno, e outros me disseram que por ser meu primeiro imóvel e não um segundo, não é considerado investimento e por isso não precisaria pagar. O que faço?

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 14h55min Editado

    Se você não cumpriu as regras do lucro imobiliário, vai pagar imposto de renda proximamente, a Receita não perdoa, as regras são:
    .se possui único imóvel - a venda até 440 mil é isenta, desde que não tenha negociado com imóveis nos últimos 5 anos;
    .se vendeu imóveis residenciais com lucro e comprou outro (residencial) com todo o dinheiro arrecadado da venda anterior, no prazo de 180 dias, é isento do IR, mas também tem que obedecer à regra de que nos últimos 5 anos não negociou com imóveis, sob pena de, se auferiu lucro nessa venda em período menor que 5 anos, o fisco lhe tributará proximamente...
    . as outras regras, são:se vendeu com lucro, cujo imóvel adquirido até 1969 e incorporado a seu patrimônio, é isento;imóvel apropriado pela reforma agrária, se der lucro na apropriação a favor do dono, é isento;a partir de 1970, ter vendido imóvel apropriado a seu patrimônio, paga imposto reduzido, mas paga o IR sobre o lucro....Abs.([email protected]).
    .